(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia registra primeiro caso de tentativa de estupro no carnaval de BH 2020

Crime ocorreu na Praça da Estação, na passagem do bloco 'Então,Brilha', na manhã deste sábado


postado em 22/02/2020 14:31 / atualizado em 22/02/2020 17:53

(foto: Alexandre Guzanche/D.A/Press)
(foto: Alexandre Guzanche/D.A/Press)
A Polícia Civil ratificou o primeiro caso de tentativa de estupro do carnaval de Belo Horizonte de 2020. Carlos Alberto Ferreira da Silva, de 58 anos, foi preso por tentar estuprar uma mulher no bloco “Então, Brilha”, por volta das 10h da manhã deste sábado (22/2). 

 

Enquanto o trio elétrico do bloco estava na Praça da Estação, na Avenida dos Andradas, no Centro da capital, uma professora de 29 anos sentiu que alguém encostava e forçava um objeto nas nádegas dela. Ao se virar, ela viu o homem guardando o pênis na calça. Acompanhada da irmã, ela conta que, constrangida, empurrou o homem. Os foliões que estavam próximos a ajudaram.

 

Policiais da Rotam tiveram que interferir para evitar que o autor do crime fosse linchado pelos presentes. Carlos Alberto Ferreira da Silva tem passagem na polícia por ato obsceno em 2012 e foi encaminhado para a Delegacia de Mulheres. 

 

O crime de estupro é previsto no artigo 213 do Código Penal, de acordo com a redação dada pela Lei nº 12.015/2009. É caracterizado se o autor “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. A pena prevista é de reclusão de seis a 10 anos. 


Importunação sexual e divulgação de cenas de estupro também são crimes. É o que prevê a Lei 13.718/18, sancionada em 24 de setembro de 2018. 

 

O crime é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Atualmente, quem pratica pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

 

Também pode receber a mesma pena quem vende ou divulga cena de estupro por qualquer meio, seja fotografia, vídeo ou outro tipo de registro audiovisual. A pena pode ser maior ainda caso o agressor tenha relação afetiva com a vítima.


Como denunciar 

 

A vítima pode denunciar pelos telefones:

 

153 - Guarda Municipal de BH

190 - Polícia Militar

99999-1108 - Denúncia de importunação no metrô (via SMS ou WhatsApp) 

 

 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020. 

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Christie

 

 

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)