(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risco de rompimento de barragem força PM a retirar moradores de Florestal

Estrutura apresenta abatimento do solo, erosão do terreno e vazamento de água, que indicam que o colapso pode ocorrer em breve, segundo a PM


postado em 17/02/2020 19:51 / atualizado em 18/02/2020 09:52

(foto: CBMMG/Divulgação)
(foto: CBMMG/Divulgação)

A Polícia Militar de Minas Gerais, junto ao Corpo de Bombeiros e assistentes sociais de Florestal, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, retirou cerca de 40 pessoas que moram no distrito de Gameleira nesta segunda-feira (17).
 
Autoridades foram informadas sobre o risco de rompimento de uma barragem de água localizada em uma fazenda nas proximidades. O povoado está a 75 quilômetros de distância de BH por carro, 40km de Betim e apenas 24kmde Pará de Minas. 
 
De acordo com a Polícia Militar, a represa está localizada na Fazenda Onori e um engenheiro contratado pela prefeitura atestou o risco de rompimento da estrutura. A represa apresenta abatimento do solo, erosão do terreno e vazamento de água, que indicam que o colapso pode ocorrer em breve.
(foto: CBMMG/Divulgação)
(foto: CBMMG/Divulgação)

 
A represa tem, aproximadamente, 50 metros em cada lado e 1,5 metro de profundidade: um total de 3.750 metros cúbicos de volume, segundo a PM.
 
A fazenda tem outras três represas, todas em risco, mas a situação mais grave é a da vistoriada pelo engenheiro. Além disso, de acordo com a corporação,  policiais do Meio Ambiente de Florestal vão retornar ao local para verificar se a documentação da estrutura está em dia. 
 
Os moradores retirados foram para casas de parentes e para uma pousada localizada nas proximidades do distrito de Gameleira.  
 
Segundo as autoridades, o proprietário da barragem se comprometeu a esvaziar as quatro estruturas de maneira segura e contratar engenheiros competentes para realizar reparos nas represas.  
Moradores do distrito de Gameleira, em Florestal, foram levados para uma pousada e para casa de parentes(foto: Reprodução/Google Street View)
Moradores do distrito de Gameleira, em Florestal, foram levados para uma pousada e para casa de parentes (foto: Reprodução/Google Street View)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)