(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Nova Era ficam sem água por mais de 20 dias

Pessoas afetadas também reclamam da qualidade do recurso fornecido pelo setor responsável no município


postado em 23/01/2020 19:33

Segundo a Prefeitura, o problema foi identificado ainda na primeira quinzena deste mês(foto: Reprodução/WhatsApp)
Segundo a Prefeitura, o problema foi identificado ainda na primeira quinzena deste mês (foto: Reprodução/WhatsApp)
Problemas no abastecimento de água em Nova Era, na região central do estado, deixaram moradores do Bairro Drumond sem água por mais de 20 dias. O bairro fica às margens da BR-381 e tem aproximadamente 109 residências. O abastecimento é feito pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto (Semae), através de poços artesianos profundos
 
Segundo a Prefeitura, o problema foi identificado ainda na primeira quinzena deste mês e afetou, principalmente, a parte alta do bairro. “O poço que faz o abastecimento do bairro estava seco. Porém, foram feitas as correções necessárias e o abastecimento foi retomado e com a distribuição de água de ótima qualidade. Os moradores em cuja residência houve falta de água é porque não possuem reservatório (caixa d´água)”, declarou o Executivo por meio de sua Assessoria de Comunicação.
 
O problema foi solucionado na última terça-feira (21). Durante o período que os moradores do bairro ficaram sem água, a Prefeitura utilizou caminhões pipa para amenizar a situação. O caminhão pipa captava a água na estação de tratamento do bairro Morada dos Heróis e abastecia o reservatório do bairro Drumond, que fez a distribuição para todas as residências. 
 
O professor Leonardo Carvalho, 25 anos, morador da rua da Estação, afirma que a falta de água é um problema constante no bairro. Segundo ele, a situação agrava quando há chuvas intensas e a bomba do poço artesiano queima.
 
“Passou um carro da Prefeitura falando que o poço está em manutenção. Aí a Prefeitura colocou um caminhão pipa para encher as nossas caixas de água. Só que nenhum morador viu ninguém dando manutenção. A gente ouviu falar que nosso poço tinha secado. Mas nosso poço fica perto do rio Piracicaba e tem chovido muito em Nova Era nesses dias”, comentou.
 
A frentista Fátima da Penha, 46 anos, é moradora da rua Padre José Carlos e usou as redes sociais para reclamar da falta de água. “Fiquei mais de 20 dias sem água. Não tinha como lavar roupa, a comida era feita com água filtrada e que era guardada na geladeira. É uma luta e só Deus para dar força”, disse. 

Qualidade 

Do poço artesiano, a água vai para uma caixa de água com grande capacidade de armazenamento e que distribui a água para os moradores do bairro Drumond. O professor Leonardo Carvalho reclama da qualidade da água. “De um tempo pra cá a água tem vindo com muito cloro. A população tem reclamado. Quando você abre a torneira a água sai branca de tanto cloro”, destacou.
 
Fátima da Penha alega que a água fornecida pelo caminhão pipa vinha suja, com amarelada de barro. “Nos primeiros dias vinha bem suja, agora o barro assentou no fundo da caixa e mistura a água limpa com água suja”, declarou. 

Conta cara

Apesar de ficar muitos dias sem água, os moradores relatam que é comum a conta de água vir alta. “Quando eles fazem essas manutenções, costuma entrar ar pelos canos. Então, isso é contabilizado também”, disse Leonardo. Sobre isso, a Assessoria da Prefeitura respondeu que “o hidrômetro mede o que entra de água na casa das pessoas”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)