(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital da Baleia ofertará 2 mil exames para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Iniciativa faz parte do Novembro Azul e, de acordo com o hospital, facilita o diagnóstico e o tratamento da doença


19/11/2019 13:03 - atualizado 19/11/2019 13:43

(foto: Hospital da Baleia/ Redes Sociais/ Divulgação)
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata serão registrados até o final de 2019. Sabendo que quanto antes detectado maiores as chance de cura, o Hospital da Baleia, referência no atendimento oncológico em Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, ofertará 2.000 exames preventivos pelo Sistema Único de Saúde. 

Serão disponibilizados dois tipos de exames. O primeior deles é o PSA (sigla em inglês que significa Antígeno Prostático Específico), exame de sangue geralmente solicitado pelos médicos que pode detectar o câncer de próstata. O segundo é a ultrassonografia da próstata, um exame de imagem feito quando o PSA está alterado.

Eses exames feitos anualmente são aliados à saúde do homem e podem salvar vidas. Além desses, um outro aliado é o exame de toque, que ainda é um enorme tabu para mutos homens. 

Os agendamentos estão disponíveis desde segunda-feira (18) e os exames começaram a ser realizados nesta terça-feira. Para agendar, é necessário que o paciente ligue para o número (31) 34891650 ou 34891669, ou envie uma mensagem por WhatsApp para (31) 99152-1003. O serviço funciona das 7h às 18h por ordem de agendamento. 

O Hospital da Baleia oferece o tratamento integral do câncer de próstata, que vai desde a detecção, passando por cirurgias e tratamentos como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Confira os critérios para marcação de cada um dos exames:
 
1000 exames de PSA:
- Homens acima de 50 anos;
- Homens acima de 40 anos, que tiveram casos da doença na família, ou negros (a incidência da doença é duas vezes maior que nos brancos).
 
1000 ultrassonografias de próstata:
- Homens que já estejam na fila pelo atendimento. Nesse caso, a SMSA fará o encaminhamento ao Hospital.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)