(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça condena três envolvidos em tráfico de drogas na UFMG; penas ultrapassam 19 anos de prisão

Um dos detidos foi absolvido por falta de provas contra ele. Quarteto havia sido preso em operação da Polícia Civil realizada em 22 de maio deste ano


postado em 25/10/2019 20:14 / atualizado em 21/12/2019 17:50

Drogas apreendidas na Fafich foram apresentadas pela Polícia Civil na época da operação(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Drogas apreendidas na Fafich foram apresentadas pela Polícia Civil na época da operação (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou três dos quatro detidos pela Polícia Civil sob a acusação de tráfico de drogas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A operação aconteceu em 22 de maio deste ano. O trio comandava o comércio ilícito na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, localizada no campus Pampulha da universidade.


De acordo com a Justiça, Vinícius Haper Figueira e Philipe Augusto da Silva cumpriam penas por outros crimes quando foram detidos pela polícia. Por isso, a pena deles será de 19 anos e 10 meses de prisão.


Matheus Lopes, outro preso pela corporação, enfrentará uma condenação de 15 anos e dois meses de reclusão. Vítor Junio Ventura Neves dos Santos foi absolvido por falta de provas.


Durante a ação, além de prender o absolvido e os três traficantes, os policiais apreenderam 144 buchas de maconha, um quilo de haxixe, além de R$ 103 em dinheiro, a maior parte em notas de R$ 2.


As investigações indicaram que o grupo se dividia em diferentes funções. Como a fabricação, fracionamento, distribuição e venda de drogas.


O material era repassado em festas e outros eventos da cidade. Os policiais analisaram escutas telefônicas. Matheus, que é formado em engenharia química, foi apontado pela Polícia Civil como o fabricante e fornecedor dos entorpecentes.


"A UFMG se tornou espaço de traficantes e bandidos para vender drogas, transformando-se efetivamente em uma boca de fumo", afirmou o chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Demarc), Júlio Wilke, em entrevista coletiva concedida na época.

 

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)