(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gentileza: crianças mandam cartas para idosos de casas de repouso em BH

O projeto Cartas pra você, idealizado pelo Movimento Gentileza, foi lançado na manhã de quarta (23), com o lançamento de dois selos comemorativos pelos Correios


postado em 23/10/2019 12:43 / atualizado em 23/10/2019 17:55

A menina Maria Luiza, de 10 anos, escreveu uma carta para Agenora Pereira de Lima(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)
A menina Maria Luiza, de 10 anos, escreveu uma carta para Agenora Pereira de Lima (foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)

A menina Maria Luiza Vanucci Ferreira, de 10 anos, passa pelo menos três horas do dia entretida com o celular. É daquelas nativas digitais que sabe bem o funcionamento das redes sociais. A menina, porém, se viu diante de um grande desafio: experimentar uma forma de comunicação mais lenta, mas também mais poética.

 

Ela foi convocada a escrever uma carta para Agenora Pereira de Lima, que vive no Lar dos Idosos Recanto da Saudade, no Bairro Salgado Filho. Topou! A experiência de parar e, de próprio punho, criar uma carta não passou de forma despercebida para a menina, que sabe bem o alcance do seu gesto. "Abro meu coração, quando escrevo uma carta", disse a menina.

(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)
(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)

 

Maria Luiza leu a carta que escreveu, na manhã de quarta (23), na cerimônia de lançamento do projeto Carta pra você, que promove a troca de correspondências entre crianças das redes de ensino pública e privada da capital e idosos, que vivem em casas de repouso. Outros colegas de Maria Luiza, que estudam no Colégio Sagrado Coração de Jesus, também escreveram cartas. Alunos de escolas da rede pública municipal participam da iniciativa.

 

Jennifer Vitória leu a carta que escreveu durante cerimônia de lançamento do projeto 'Carta pra você'(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)
Jennifer Vitória leu a carta que escreveu durante cerimônia de lançamento do projeto 'Carta pra você' (foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)

Aluna da rede municipal, amenina Jennifer Vitória dos Santos, de 11 anos, leu a missiva que escreveu: "É a minha primeira carta escrita à mão. Você já escreveu muitas cartas?", perguntou. Ela contou qual é sua comida preferida, marcarrão na chapa, e perguntou a sua interlocutora: "qual é o seu prato preferido?"

 

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), que esteve na cerimônia de lançamento do projeto, escreveu uma carta que será entregue à idosa que enviou um vídeo dizendo que gostaria de conhecê-lo. A carta foi repassada ao superintendente dos Correios em Minas Gerais, Alexandro Magno de Abreu. "Escrevi uma carta para uma idosa. Espero que ela entenda minha letra disse", afirmou. O prefeito riu quando perguntado sobre o conteúdo: "é segredo. Espero que ela me responda."

 

O prefeito disse ainda que o projeto é uma forma de valorizar gestos de afeto. "Aprendi muito cedo. Só damos o que recebemos. Tenho um filho de 33 anos que todo dia eu dou um beijo. Fui beijado até o dia que meu pai morreu. É um ato de afeto", afirmou Kalil. A primeira-dama Ana Laender destacou que o projeto é um resgate da memória. "Escrevi muitas cartas para minha avó. O mais legal é ansiedade para resposta", disse.

 

(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)
(foto: Jair Amaral/EM/DA PRESS)

O projeto Carta pra você foi idealizado pelo Movimento Gentileza, coordenado por Ana Laender, e está sendo realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e os Correios. Todas as cartas serão entregues pelos carteiros. Durante os primeiros 30 dias da ação, cada envelope estará acompanhado de uma peça filatélica. Cada idoso que receber uma carta poderá enviar a resposta caso queira. Junto à correspondência terá um selo. Durante o evento, foram lançados dois selos comemorativos: um com imagem de uma criança escrevendo e outro com a imagem de um idoso lendo a carta.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)