(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plantio de maconha e uso de subprodutos como canabidiol são julgados pela Anvisa

A proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para requisitos técnicos e administrativos para o cultivo da planta Cannabis sativa (maconha) será votada hoje


postado em 15/10/2019 09:16 / atualizado em 15/10/2019 09:42

Plantio de maconha para fins medicinais pode ser decidido hoje(foto: Lars Hagberg/AFP)
Plantio de maconha para fins medicinais pode ser decidido hoje (foto: Lars Hagberg/AFP)
Propostas de utilização e de plantio da Cannabis sativa, a maconha, para fins medicinais ou científicos e para registro de medicamentos à base da planta será votada hoje pela 23ª Reunião Pública de 2019 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Justiça já garantiu o tratamento de muitos brasileiros com medicamentos a base de maconha, o último deles, em Minas Gerais, foi em Caratinga, no Vale do Rio Doce.

Entre os medicamentos que poderão ter seu uso definido e facilitado está o canabidiol, substância que compõe 40% dos extratos da planta e pode ser usado como medicamento para epilepsia severa e fibromialgia, por exemplo. No Brasil, quase 2.800 pacientes já são tratados com medicamentos com esse princípio ativo. A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) realizará nesta terça-feira (15), a partir das 10h, na sede da Anvisa, em Brasília, a reunião que pode trazer tais decisões.


Entre os temas da pauta estão a proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para requisitos técnicos e administrativos para o cultivo da planta Cannabis sativa exclusivamente para fins medicinais ou científicos e a proposta de RDC sobre procedimento para registro e monitoramento de medicamentos à base de Cannabis sativa, seus derivados e análogos sintéticos.

Canabidiol, que faz parte da maconha, é componente de vários medicamentos(foto: Reprodução/ Pixabay)
Canabidiol, que faz parte da maconha, é componente de vários medicamentos (foto: Reprodução/ Pixabay)
Segundo estudos o uso do canabidiol pode ajudar em vários tratamentos, servindo para controle de sintomas do autismo, como a raiva, hperatividade e ansiedade. A redução de dor crônica advinda de doenças como a com fibromialgia pode ser contida. Melhoras em pacientes com mal de parkinson, com transtornos ansiosos e eplepsia também podem ser alcançados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)