Publicidade

Estado de Minas

Alertas sobre desastres naturais será divulgado por meio da TV a cabo

Cidadão ainda pode receber alertas por SMS no seu celular, serviço disponível desde 2017


postado em 23/09/2019 18:51 / atualizado em 23/09/2019 19:45

Equipes da Defesa Civil e CICC trabalharão juntos. Resulta em maior rapidez na divulgação de informações(foto: Sisema/Divulgação)
Equipes da Defesa Civil e CICC trabalharão juntos. Resulta em maior rapidez na divulgação de informações (foto: Sisema/Divulgação)


Informações sobre o tempo, como alertas de temporais, chuvas de granizo e tornados, chegarão mais rápido aos mineiros por meio da TV a cabo. O novo sistema de envio de alertas é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e municípios

A nova parceria entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Cedec, oficializada nesta segunda-feira, garante a rapidez na divulgação dessas informações. As duas equipes estarão integradas num único local, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Prédio Alterosa, na Cidade Administrativa 
 
Minas é o primeiro estado a promover o trabalho conjunto entre as agências durante 24 horas por dia. A diretora-geral do Igam, Marília Melo, explicou que a partir de agora, por causa da integração com a Defesa Civil e o CICC,  a informação gerada pelo instituto, antes enviada por e-mail à Defesa Civil, será repassada de forma instantânea.

Outro meio de receber os alertas de desastres naturais é por mensagens de textos. O cidadão deve se cadastrar e enviar um SMS, informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
 
*Estagiária sob supervisão da ecitora-assistente Vera Schmitz 

 


Publicidade