(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

De maca em ambulância, idosa de 95 anos é levada para fazer prova de vida em BH

Família denuncia que funcionário do INSS se negou a fazer a prova de vida por achar que documento de identidade apresentado não correspondia à mulher


postado em 12/09/2019 16:54 / atualizado em 12/09/2019 19:07

Idosa foi levada até uma agência bancária da capital de ambulância(foto: REprodução/Twitter)
Idosa foi levada até uma agência bancária da capital de ambulância (foto: REprodução/Twitter)

Em pleno dia mais quente do ano, uma família de Belo Horizonte teve que retirar da cama uma idosa de 95 anos para levá-la para fazer a prova de vida em uma agência bancária. O procedimento é feito para o beneficiário receber o benefício do INSS. Mesmo agendando a visita domiciliar de um funcionário do órgão, a comprovação não foi feita, pois, segundo o filho da mulher, o documento de identidade dela não foi aceito, sob alegação de que “não correspondia à pessoa”.

O procedimento deve ser feito a cada 12 meses pelos beneficiários. Desde março, uma resolução do INSS, estabeleceu que pessoas acima de 60 anos podem agendar o atendimento em uma das agências do órgão. Já os beneficiários acima de 80 anos e as pessoas com dificuldade de locomoção, passaram a ter à disposição um servidor do INSS para que ele faça o procedimento na residência ou em outro local onde estiverem.



“O INSS abriu o serviço de agendamento com a ida do funcionário. Ele esteve lá em casa e olhou a identidade, que é mais antiga. Mesmo com a apresentação dos dados dos filhos, de contas e outros documentos de minha mãe, o funcionário afirmou o que a impressão não era de ser mesma pessoa”, explicou o empresário Wagner Luiz Cunha, de 67 anos.

Diante da recusa da comprovação, a família teve que alugar uma ambulância e levar a idosa até uma agência bancária. “Em um dia em que a temperatura chegou a 35°C, tivemos que fazer isso. Graças a Deus, o funcionário da Caixa foi bem educado e fez a prova de vida”, comentou. “Esta não foi a primeira vez que tivemos que fazer isso. Antes da possibilidade do agendamento, tivemos que fazer o mesmo. Temos condições de alugar uma ambulância, mas e as pessoas que não têm?”, questionou.

Posicionamento do INSS


Por meio de nota, o INSS informou que um servidor esteve, em duas ocasiões, na residência da segurada, para realizar a comprovação de vida. “Em decorrência do documento de identificação ser datado de 1980, não foi possível a confirmação inequívoca da identidade da beneficiária, o que é exigido pela legislação. Na ocasião, a família foi orientada a providenciar um novo documento, procedimento que evitaria a necessidade de deslocamento até a rede bancária, como ocorrido na tarde desta quinta-feira (12)”, afirmou.

Informações sobre a prova de vida e outros serviços previdenciários podem ser obtidas no Portal do INSS; na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e no Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)