(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detentas em Vespasiano reformam a unidade prisional

Celas e corredores ganharam nova pintura; unidade também vai instalar novas caixas d'água e vasos sanitários


postado em 06/09/2019 17:41 / atualizado em 06/09/2019 20:01

Mulheres presas em Vespasiano colocam a mão na massa e reformam toda a unidade prisional(foto: Dirceu Aurélio/Sejusp/Divulgação)
Mulheres presas em Vespasiano colocam a mão na massa e reformam toda a unidade prisional (foto: Dirceu Aurélio/Sejusp/Divulgação)

Oito detentas do presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão dando uma nova cara à unidade prisional. As obras começaram em julho e ainda estão em andamento. A reforma, custeada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inclui a limpeza, pintura e pequenos reparos em celas, galerias, lavanderias e corredores.

A repaginada busca dar melhores condições de cumprimento da pena para as internas, com atividades que ajudam a promover a ressocialização. Também tem o objetivo de oferecer boas condições de trabalho, segurança e conforto aos agentes penitenciários e servidores das áreas de atendimento e administrativa.

A diretora-geral do presídio de Vespasiano, Eliane Coelho, conta que as melhorias já estão sendo sentidas no ambiente e os elogios vêm de todos os lados.
 
Segundo ela, as presas estão muito empolgadas com o trabalho que elas mesmas estão realizando. “As detentas sempre se envolvem nesse tipo de atividade e com frequência usamos a mão de obra delas, que por sinal, às vezes, é melhor que a dos homens, pois elas são muito detalhistas e caprichosas. A nossa intenção é deixar o presídio em excelente condição de atendimento para o público feminino”.

Atualmente, quatro custodiadas pintam a galeria do regime fechado e outras quatro estão colocando a mão na massa no setor do semiaberto. Duas delas já sabiam pintar e repassaram o conhecimento para as outras detentas: uma aprendeu o ofício com o tio e a outra participou do projeto Tudo de Cor, do governo do estado.

Uma detenta de 28 anos, que trabalhava com a família, é quem compartilha o ofício da pintura com as outras presas. Segundo ela, poder mudar o ambiente onde se encontra é um serviço muito satisfatório.
 
“Está sendo maravilhoso sair da cela, ensinar algo para as outras meninas e, ainda, fazer isso para o meu bem-estar e para o delas. As paredes estavam bem sujas e agora está ficando muito bonito”, contou satisfeita.
 
* Estagiária sob supervisão da redação do Estado de Minas, com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)