(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na véspera do Cura, rua da Lagoinha passa a priorizar pedestres e bikes

Projeto limita a velocidade para veículos, em vias locais, a 30km/h, dando prioridade a quem anda a pé ou bicicleta. Intervenção inclui nova pintura, plantas, guarda-sóis, bancos que irão redistribuir o espaço da rua


postado em 04/09/2019 08:48 / atualizado em 04/09/2019 12:21

Rua Diamantina, no Bairro Lagoinha, começa a receber o Projeto Zona 30, que visa melhorar a mobilidade e a harmonia entre motoristas e ciclistas(foto: Leandro Couri/EM D.A Press )
Rua Diamantina, no Bairro Lagoinha, começa a receber o Projeto Zona 30, que visa melhorar a mobilidade e a harmonia entre motoristas e ciclistas (foto: Leandro Couri/EM D.A Press )
Faltando apenas um dia para o início do Circuito Urbano de Arte (Cura) da Lagoinha, na Região Nordeste de Belo Horizonte, os preparativos invadiram a Rua Dimantina, no segmento paralelo à Avenida Antônio Carlos, para deixar a via com uma cara nova para o festival. Entre as mudanças se destaca uma nova pintura para alterar as características de mobilidade que vão garantir uma convivência mais tranquila entre a concentração do público para o festival e o trânsito

Os preparativos na Rua Diamantina são coordenados pela BHTrans, pois foram um pedido da organização do Cura para que a empresa que gerencia o trânsito da cidade fizesse algo parecido com o que foi feito na Rua Simão Tamm, no Bairro Cachoeirinha, também na Região Nordeste.

Essa intervenção faz parte do que a BHTrans chama de Zona 30, que na verdade é uma reorganização do espaço urbano para forçar uma redução de velocidade de carros, motos, ônibus e caminhões, a um patamar de 30 Km/h e assim garantir uma convivência entre diferentes atores do trânsito mais segura e harmônica.

Esse tipo de intervenção já está em andamento na Savassi e na área hospitalar e a entrada da iniciativa fora da Região Centro-Sul começou pelo Cachoeirinha, atraindo a curiosidade dos organizadores do Cura. Segundo a coordenadora de Sustentabilidade e Mobilidade da BHTrans, Eveline Trevisan, o Cura quer começar a movimentar a Rua Diamantina, fazendo com que as pessoas fiquem mais na rua e por isso se interessaram pelo formato que viram na Simão Tamm.

Com pintura, a BHTrans refez o traçado da via, criando curvas que obrigatoriamente obrigam os motoristas a reduzir a velocidade em um local onde o tráfego costuma fluir muito com velocidades maiores.

A expectativa é que a nova pintura esteja concluída hoje para permitir o início do festival a partir de amanhã, que vai até 15 de setembro com a pintura de prédios na Avenida Antônio Carlos e adjacências e com uma série de atividades culturais, especialmente a criação de um mirante na Rua Diamantina, nos mesmos moldes do que foi feito na Rua Sapucaí, na Floresta.

 
CURA


O Cura é o primeiro festival de pintura em empenas de Belo Horizonte. Em sua primeira edição em 2017, quatro prédios e dois muros foram pintados. Na edição especial em homenagem aos 120 anos de BH, o festival pintou dois prédios. Em 2018, mais quatro empenas e um muro foram pintados. Todos podem ser vistos da rua Sapucaí, transformando a rua no primeiro mirante de arte urbana do mundo. Em 2019, o circuito realiza uma edição especial na Lagoinha, uma das regiões mais tradicionais da cidade, que também transborda arte e cultura.

A intervenção, que ocorrerá entre os dias 5 e 15 de setembro, contará com pinturas em muros de prédios e bares e ainda promete roda de samba na rua e show de pagode, retomando as tradições do berço da boemia da cidade.   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)