(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paraopeba decreta estado de alerta devido ao desabastecimento de água

Com a suspensão da captação no rio que dá nome à cidade, prefeito autoriza retirada de água de outros mananciais


postado em 03/09/2019 20:54 / atualizado em 03/09/2019 23:32

Rio Paraopeba afetado pela barragem Minas Feijão em Brumadinho(foto: Paulo Filgueiras/EM)
Rio Paraopeba afetado pela barragem Minas Feijão em Brumadinho (foto: Paulo Filgueiras/EM)


A Prefeitura de Paraopeba, Região Central de Minas, decretou nesta terça-feira estado de alerta no município para o desabastecimento de água. A cidade enfrenta crise hídrica devido às condições climáticas, ao desperdício e à suspensão da captação no rio de mesmo nome após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro.
 
Assinado pelo prefeito Juca Bahia (PSDB), o decreto 071/2019 permitiu o uso do baixíssimo nível dos rios e outros cursos d’água para abastecimentos humano e nas áreas urbanas, desde que licenciados pelo Instituto Mineiro de Gesão das Águas (Igam). Em especial, cita o texto, no Ribeirão do Cedro, Córrego do Retirinho/Brejinho e Rio do Chico.
 
O decreto autoriza ainda a mobilização de órgãos públicos para apoiar ações da Mineradora Vale, dona da barragem que se rompeu, e da Copasa para minimizar o desasbastecimento. Entre essas ações, cita a perfuração de poços artesianos e captação de água em córregos da região, feitos pela Vale.

A Mineradora Vale diz em nota que contribuirá com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em ações para a captação de água e abastecimento do município de Paraopeba.
 
A Vale ressalta ainda que foram implementados 67 pontos de monitoramento cobrindo uma área de mais de 2,6 mil quilômetros de extensão do rio. Já foram realizadas, segundo ela,  cerca de 2,6 milhões de análises de água, solo e sedimentos, considerando 393 parâmetros. 
 
A mineradora destaca que desde o fim de março, o Igam não  detecta níveis de mercúrio e chumbo acima dos limites legais. A presença desses metais pesados foi o que levou os poderes estaduais a proibir a captação direta da água do rio, segundo nota. A proibição ainda se mantém como medida preventiva, de acordo com a mineradora. 
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)