(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes fecham a BR-040 por falta de água em bairro de Esmeraldas

Bloqueio ocorre na altura do Km 503 e depois de fechar os dois sentidos mantém apenas o caminho para Sete Lagoas interrompido, com 12 quilômetros de fila. Pessoas que participam do protesto são moradoras do Bairro São José


postado em 27/08/2019 10:19 / atualizado em 27/08/2019 14:29

Grupo colocou sacos e pedaços de galhos de árvores para bloquear o trânsito(foto: Via 040/Divulgação)
Grupo colocou sacos e pedaços de galhos de árvores para bloquear o trânsito (foto: Via 040/Divulgação)
Cerca de 20 pessoas fecharam completamente a BR-040 na manhã desta terça-feira tanto em direção a Sete Lagoas e a Brasília quanto no acesso a Belo Horizonte na altura do Km 503, em Esmeraldas, na Grande BH. O grupo protesta contra a falta de água no Bairro São José e não permite a passagem de nenhum veículo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fechamento já causa 12 quilômetros de congestionamento no sentido Sete Lagoas e policiais da instituição negociam a liberação junto com servidores da Copasa. Policiais militares do Batalhão de Choque também estão empenhados na negociação. Um desvio foi viabilizado por dentro de um posto de combustíveis da região.

O ponto de referência da manifestação é o acesso a Melo Viana, que também pertence a Esmeraldas e fica junto ao Bairro São José. Inicialmente o sentido Belo Horizonte não havia sido fechado, mas depois também foi bloqueado e agora já está liberado.

Segundo a Via 040, concessionária responsável pelo trecho, às 11h47 o trânsito foi liberado em direção a BH, mas motoristas que passam pelo local ainda enfrentam os efeitos do engarrafamento.

Por meio de nota, a Copasa informou que vai disponibilizar caminhões-pipa para encher o  reservatório responsável pela distribuição de água e fazer manobras operacionais do sistema. A ação será realizada até a entrada em operação dos poços que estão sendo perfurados, o que deve acontecer na terça-feira.

“A Companhia esclarece que, nos meses de maio e julho de 2019, foram perfurados três poços na região, mas com vazões nulas e insuficientes para complementar o abastecimento, inclusive um dos poços perfurados com 300 metros de profundidade. A Copasa informa ainda que, no momento, está perfurando outros poços profundos e fazendo a setorização da malha de redes de distribuição de água do bairro”, informou a Companhia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)