(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Programa disponibiliza vagas em equipe de vôlei para pessoas com deficiência

Projeto da Prefeitura de Belo Horizonte que estimula inclusão social e qualidade de vida tem espaço para mulheres e homens com deficiências físicas e de locomoção


postado em 21/08/2019 14:57

Projeto 'Vôlei sem Limites' promove atividades físicas para cerca de 900 pessoas(foto: Marcelo Machado/PBH/Divulgação)
Projeto 'Vôlei sem Limites' promove atividades físicas para cerca de 900 pessoas (foto: Marcelo Machado/PBH/Divulgação)

Uma oportunidade de levar com movimento. A equipe de vôlei sentado, o Sada/AM Paradesportos-PBH tem seis vagas disponíveis para pessoas com deficiência na categoria iniciantes. Filiada à Federação Mineira de Voleibol – modalidade paradesporto –, a equipe é mantida pela Associação Mineira de Paradesporto com o apoio do Superar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As vagas são destinadas à homens e mulheres com deficiências de amputação de membro superior (abaixo do cotovelo), poliomielite leve e lesão articular (quadril e pé). As atividades da equipe são realizadas no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2283, Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de BH. Os treinos ocorrem às terças e quintas, das 19h30 às 22h30, e aos sábados, das 10h às 13h.

Para se candidatar, os interessados devem entrar em contato com a responsável pela seleção, Carla Dantes, gestora do programa ‘Vôlei sem Limites’, pelo telefone 3246-5097 ou email carlamacedo@pbh.gov.br. 

Vôlei sem Limites

O Vôlei Sem Limites é um projeto que faz parte do Superar, programa da Prefeitura de Belo Horizonte com 16 modalidades e que promove atividades físicas para cerca de 900 pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. 

Na temporada deste ano, o Sada/AM Paradesportos-PBH recebeu investimentos que viabilizaram uniformes, materiais esportivos e a contratação de treinador e fisioterapeutas especializados para a evolução física e técnica dos atletas.

Os recursos financeiros são procedentes do patrocínio da Sada, obtido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio da elaboração do projeto Vôlei Sem Limites, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. De acordo com Carla Dantes, gestora do Vôlei sem Limites, o projeto promove inclusão social e qualidade de vida. Com a ajuda do esporte, segundo ela, há casos de atletas da equipe que conquistaram espaços no mercado de trabalho, socialização e novas perspectivas de vida. 

Outro benefício do projeto são as viagens realizadas pelo time para competições em outros estados, o que contribui para a profissionalização da equipe e proporciona oportunidades de passeios turísticos. 

Sobre a modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres com alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura reduzida e em uma quadra menor que a da versão olímpica da modalidade. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)