Publicidade

Estado de Minas

Saiba onde aproveitar os últimos dias das férias escolares em BH

Para quem ainda não está de volta às salas de aulas, cidade oferece várias programações para curtir o restinho de descanso. BHTrans inicia fiscalização hoje nas áreas de escolas


postado em 30/07/2019 06:00 / atualizado em 30/07/2019 08:31

O Circo de Lona é atração no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste(foto: Divulgação)
O Circo de Lona é atração no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste (foto: Divulgação)

Julho está no fim e leva com ele as férias. Escolas da rede estadual voltaram às aulas ontem, as municipais retornam na quinta-feira e alguns colégios particulares abrem somente na segunda-feira. E para esta última semana de descanso de alunos e profissionais da educação, Belo Horizonte tem várias opções de passeio e lazer. Tem espaço com cenários para tirar fotos, recreação nos teatros e exposições educativas. Também é bom ficar atento porque partir de hoje começam as fiscalizações da BHTrans com a operação Volta às Aulas, em ações na entrada e saída dos colégios.
 
Para terminar de usufruir o período de férias, uma boa dica gira em torno do hábito de publicar experiências na internet. É o espaço Insta BH, ambiente com 15 cenários interativos que mesclam recursos visuais, de áudio e de cheiro, em uma passarela de 46 metros de comprimento. Mesmo sem mostrar a quantidade de likes, o Instagram continua fazendo sucesso e a atração é tendência mundial, como o Museum of Ice Cream, em Los Angeles, por exemplo. “Espaços como esses são a febre do momento. Eles proporcionam experiências criativas e interativas, brincando entre o mundo físico e o digital”, explica o líder de marketing do Shopping Estação BH, Rumenigue Marchioro. O espaço também tem a obra da artista plástica Sofia Bartolomeu com uma releitura abstrata de diferentes cenários e fica no piso L2 do mall. E o melhor: é gratuito e aberto ao público das 10h às 22h.


 
Outra opção é cultural. A primeira edição do projeto Férias nos Teatros foi um sucesso ao longo do mês e segue até 5 de agosto. Hoje é a vez de a dançarina Júnia Bertolino, da Cia Baobá, levar ao Teatro Marília um trabalho composto por sons musicais e corporais que retratam o universo feminino. A apresentação começa às 19h e a entrada é franca. O teatro fica na Avenida Alfredo Balena, 586, Bairro Santa Efigênia, Região Leste.
 
Dentro do projeto também tem malabaristas, equilibristas, show de palhaços, o espetacular homem-aranha, o mastro chinês e muito mais. Tudo isso faz parte do tradicional Atiare's Cirkus que monta sua lona e se apresenta na Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. O Circo de Lona é atração no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste. Esta é a última semana para crianças e adultos se divertirem em sessões às 11h, 14h e 21h, até sábado. No domingo, ainda tem sessão às 20h. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Mostra na Aliança Francesa dispõe de painéis, vídeos e áudios que refletem uma pesquisa sobre futebol desenvolvida pela Escola de Jornalismo de Lille(foto: Reprodução da internet/Facebook)
Mostra na Aliança Francesa dispõe de painéis, vídeos e áudios que refletem uma pesquisa sobre futebol desenvolvida pela Escola de Jornalismo de Lille (foto: Reprodução da internet/Facebook)

 
Uma alternativa que envolve educação e esporte é uma boa escolha para voltar às aulas com ânimo. A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição Le football vu par la science (O futebol visto pela ciência), que vai até 31 de agosto, na Galeria Georges Vincent. A mostra dispõe de painéis, vídeos e áudios que refletem uma pesquisa sobre futebol desenvolvida pela Escola de Jornalismo de Lille. Inspirada na Copa do Mundo de 2014, a exposição revela como a ciência tem impactado o mundo futebolístico nos últimos anos, seja com os novos recursos de biomecânica que ajudam a aumentar o desempenho dos jogadores. O espaço, na Rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi, está aberto para visitação de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15 e sexta-feira, das 7h30 às 17h15.

Trânsito


Com o tema “dê uma lição de gentileza”, a BHTrans começa a operação Volta às Aulas a partir de hoje. Serão ações em 40 escolas da cidade, até 16 de agosto, que consistem no monitoramento do sistema viário nas regiões das escolas públicas e privadas, com fiscalização nas áreas de abrangência dos estabelecimentos escolares. O trabalho de conscientização de pais e alunos também faz parte. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito operam o tráfego na porta das escolas e orientam sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar alunos para os colégios. *Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade