Publicidade

Estado de Minas

Brumadinho recebe Festival de Inverno neste fim de semana

Com entrada gratuita, evento em Piedade do Paraopeba, distrito da cidade, reúne cultura, artesanato e gastronomia da região


postado em 19/07/2019 16:17 / atualizado em 19/07/2019 17:05

Festival se concentra em frente à Igreja Nossa Senhora de Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba(foto: 17/07/2014 - Leandro Couri/EM/D.A Press)
Festival se concentra em frente à Igreja Nossa Senhora de Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba (foto: 17/07/2014 - Leandro Couri/EM/D.A Press)

Na corrida para recuperar o turismo, o distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será palco, neste fim de semana, da 4ª edição do Festival de Inverno. O evento conta com diversas apresentações culturais, shows, barracas de artesanato e de gastronomia, com comidas típicas da região.

O Festival começa neste sábado, às 16h, e vai até a madrugada. No domingo, as atividades retomam às 9h e vai até às 20h. O evento se concentra na Praça da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Piedade do Paraopeba, e é a entrada gratuita.

Festival da Laranja

O Festival de Inverno foi criado em 2016, depois de uma reformulação do antigo Festival da Laranja, que teve origem na década de 90. A organização espera atrair entre 4 mil e 6 mil pessoas nos dois dias.

Resgate cultural

O objetivo do Festival de Inverno, além de levar entretenimento aos moradores e turistas, é resgatar a história cultural e gastronômica do município de Brumadinho, que foi palco de uma tragédia devido ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale. Além disso, o evento vai promover a retomada do desenvolvimento turístico da região, principalmente nas comunidades rurais.

"A retomada e a promoção dos eventos culturais, como o Festival de Inverno, buscam criar um ambiente mais alegre e de melhorar a autoestima das famílias e principalmente, impulsionar a economia local, com geração de renda para os moradores", disse os organizadores.

Atrações

O Festival tem diversidade de atrações culturais e musicais, que vão desde orquestra com músicas clássicas, passando pelo MPB, pagode, samba, sertanejo, até ritmos do pop, rock e eletrônica. O evento conta, ainda, com atrações circenses para as crianças e apresentações culturais da região. 

O espaço gastronômico valoriza comidas típicas da região, como quitandas, doces, caldos, tropeiro, entre outras delícias da gastronomia mineira, além das famosas bebidas artesanais, como por exemplo, cachaças produzidas na região.

O artesanato é outra grande atração do festival. São diversas formas artísticas: cerâmicas, palhas, pinturas em tela, fibras de bananeiras, biscuit, papéis, bambus, entre outros materiais recicláveis, usados na confecção dos objetos. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade