(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após onça-pintada, outro animal silvestre mobiliza cidade mineira; veja detalhes

Lobo-Guará está sendo procurado por uma força-tarefa em Barbacena, na Região Central de Minas Gerais. Animal apareceu na área urbana da cidade


17/07/2019 16:04 - atualizado 17/07/2019 16:58

Lobo-guará foi flagrado na área urbana da cidade
Lobo-guará foi flagrado na área urbana da cidade (foto: Reprodução/Youtube)

Durante 17 dias, moradores de Juiz de Fora , na Região da Zona da Mata, viveram a apreensão com uma onça-pintada que apareceu em locais com grandes concentrações de pessoas. Ela foi capturada e solta em seu habitat natural. Dois meses depois, uma cidade vizinha também vive situação parecida. Desta vez, devido a um lobo-guará que tem se aventurado pela área urbana de Barbacena , na Região Central de Minas Gerais, que fica a aproximadamente 100 quilômetros de Juiz de Fora. Uma força-tarefa está em ação para capturá-lo.



As buscas começaram na última sexta-feira, quando o lobo-guará foi visto na área central da cidade . “Surgiu para o Corpo de Bombeiros na última sexta-feira nas imediações do Bairo São José, Região próximo ao Centro, onde moradores avistaram o animal em uma área de mata. O local fica nas imediações da escola de preparação de cadetes do ar, onde há uma mata muita extensa”, explicou o tenente Jaime Thomaz .

Diante do aparecimento do animal, uma força-tarefa foi montada.  Estão empenhados integrantes do Corpo de Bombeiros , o Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretaria municipal de meio ambiente, e da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (EAFB). “Temos todo material para captura de animais deste porte. Inclusive, em 2016 conseguimos capturar uma onça-parda no distrito de Senhora das Dores”, afirmou o tenente.



Segundo o militar, a suspeita é que o animal possa ter se separado de seu bando. “O lobo-guará é um animal de hábitos noturnos e andam geralmente em bandos. A gente acredita que ele tenha se afastado do bando, talvez devido aos grandes incêndios. Ele veio a se perder de sua prole e está perdido na região de Barbacena . A gente tem quase certeza que está à procura de alimentos, por isso vem rondando a área urbana da cidade. Ele se alimenta de frutas e de aves, então orientamos os moradores a verificar se está havendo o desaparecimento de galinhas, ou de pequenos animais”, comentou.

O tenente pede aos moradores que não agredida o animal e acione a corporação caso visualizem o lobo-guará. Vale ressaltar que matratar os animais é crime .

Onça em Juiz de Fora


Depois de 17 dias rondando por áreas de mata e também de grande concentração de pessoas de Juiz de Fora, a onça-pintada que causou alvoroço na cidade foi capturada em 13 de maio . Depois, foi solta em um local de mata atlântica.

A captura ocorreu durante a noite com o uso de uma armadilha do tipo caixa, em que o animal foi atraído pela presença de alimentos. Em seguida, veterinários da força-tarefa centralizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplicaram tranquilizante na onça e fizeram o manejo do animal, além de todos os exames e colocação de um rastreador para acompanhar a movimentação do animal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)