Publicidade

Estado de Minas

BH registra chuva rápida nesta quinta-feira; confira a previsão para o fim de semana

Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para pancadas de chuvas isoladas até às 23h de hoje. Temperaturas devem cair no fim de semana


postado em 02/05/2019 14:50 / atualizado em 02/05/2019 16:00

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A tarde desta quinta-feira foi de chuva na capital mineira, principalmente na Região Centro-Sul da cidade. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para pancadas de chuva, rajadas de vento em torno de 45 km/h e trovoadas isoladas. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram aos 28°C.

O tempo fechado é resultado de instabilidades atmosféricas. O volume previsto de chuva é de 20 a 30 mm. O alerta da Defesa Civil é válido até às 23h desta quinta-feira. Segundo o Inmet, não havia registor de chuva na Região Metropolitana de BH desde a última segunda-feira. 

Segundo o meteorologista Cléber Souza, a previsão é de chuva fraca em pontos isolados até o domingo. “Devem formar nuvens e rapidamente vão se dissipando, sem causar estragos na capital”, explicou. O céu deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na sexta-feira, a máxima prevista é de 29°C, no sábado, 28°C e no domingo deve chegar aos 26°C.

De acordo com o Inmet, a temperatura deve cair no fim de semana em todo estado. “Deve chover significadamente no Triângulo e Sul de Minas”, disse Cléber. Segundo o meteorologista, essa chuva é resultado do fenômeno denominado "cavado". “É o sistema que levanta o ar muito quente e forma nuvens, criando áreas de instabilidade que aumentam o calor e alta umidade”, explicou. O sistema não é exclusivo do outono e pode ocorrer em qualquer época do ano. 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade