(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Outono começou na noite desta quarta-feira; veja a previsão do tempo para a estação

A previsão em Minas Gerais é que a estação tenha temperaturas acima da média climatológica. Chuva teve persistir até, ao menos, o próximo domingo em Belo Horizonte


postado em 20/03/2019 14:52 / atualizado em 20/03/2019 19:03

Umidade relativa do ar deve cair ao longo da estação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Umidade relativa do ar deve cair ao longo da estação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O outono começou nesta quarta-feira exatamente às 18h58. A estação de transição entre o verão chuvoso e o inverno seco será caracterizada, neste ano em Minas Gerais, por temperaturas acima da média climatológica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo assim, há previsão de quedas de temperaturas nos próximos meses. A chuva também vai diminuir. Porém, o tempo ficará instável até, ao menos, o próximo domingo em Belo Horizonte. Até junho, quando a estação se encerra, cuidados também devem ser tomados com a baixa umidade relativa do ar.

Belo Horizonte ainda sente o clima do fim do verão, com pancadas de chuvas isoladas. A temperatura diminuiu nos últimos dias, o que é característico ao longo do outono. Porém, o frio não deverá ser tão intenso. “Teremos uma estação com perspectiva para Minas Gerais de temperaturas acima da média climatológica. Para se ter ideia, neste período, Belo Horizonte tem média de temperatura mínima de 18ºC, e a máxima em 27ºC. Então, espera-se que a temperatura fique acima destas marcas”, explicou Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Historicamente, a estação começa com chuva. Normalmente, com pancadas no fim da tarde. A partir de meados de abril, as precipitações se tornam mais raras. Começa a ter uma maior variação da temperatura ao longo do dia, com frio a noite e no início da manhã, e tardes quentes. O fenômeno é conhecido como amplitude térmica. Em maio, normalmente é esperado a primeira onda de frio, que corresponde o avanço de massas de ar polar de moderada a forte. Com isso, há quedas bruscas de temperatura de um dia para o outro.

A queda de temperatura vai ser sentida em Belo Horizonte nos próximos dias. Mesmo sem previsão da passagem de uma massa de ar frio, a chuva vai ajudar a diminuir o calor. “Temos previsão de precipitação até o próximo domingo. Então, a temperatura máxima vai cair e chegar a 25ºC”, afirmou Azevedo. Durante a estação, a média histórica de precipitação na capital mineira é de 300 milímetros. Segundo o especialista, a previsão é de chuva dentro da média.

Baixa umidade


O outono vai seguir até 21 de junho, mais exato, até 12h54 daquele dia. Até lá, os moradores de Minas Gerais também devem ter cuidado com o tempo seco, que pode causar danos a saúde. “Nesta época, o índice de umidade relativa do ar começa a diminuir. Em Belo Horizonte, é comum que temos nevoeiros na parte da manhã”, disse Claudemir Azevedo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)