(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de fiéis celebram o dia de São José em Belo Horizonte

Missas e outras cerimônias religiosas estão sendo realizadas desde o início da manhã para homenagear um dos santos mais queridos em Minas Gerais. Na Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte, missas estão acontecendo a cada duas horas


postado em 19/03/2019 16:04 / atualizado em 19/03/2019 16:08

Milhares de pessoas lotaram a Igreja São José, no Centro de BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Milhares de pessoas lotaram a Igreja São José, no Centro de BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

O dia de São José, celebrado nesta terça-feira, faz igrejas da capital mineira receber um grande número de pessoas. Missas e outras cerimônias religiosas estão sendo realizadas desde o início da manhã para homenagear um dos santos mais queridos em Minas Gerais.  Na Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte, missas estão acontecendo a cada duas horas, o já levou milhares de pessoas até lá.

O bispo auxiliar  dom Otacílio Ferreira de Lacerda, preside missa às 16h na Igreja de São José. Às 20h, será a vez do bispo auxiliar dom Vicente Ferreira fazer a celebração, que será concelebrada com os Missionários Redentoristas, tendo à frente o novo pároco, padre José Cláudio Teixeira, e o vigário paroquial, padre Flávio Campos.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, presidirá também a criação de uma nova igreja: a Paróquia São José, Esposo de Maria, em Nova Lima, na Grande BH. A cerimônia será às 19h30 e terá um momento especial, com uma oração dedicada pelo arcebispo ao santo protetor do dia. A igreja fica na Rua Abrão Lincoln, 234, Bairro Cabeceiras.

RESTAURAÇÃO Já se passaram mais de oito anos desde o início do restauro (interno e externo) da Igreja São José. A obra consumiu R$ 7 milhões provenientes de contribuições dos fiéis, dízimos, barraquinhas, festas e outras atividades da campanha São José é 10, que continua em alta. Com visita diária de cerca de 2 mil pessoas, a Igreja São José teve de volta, na fachada, as cores originais vermelho, laranja, amarelo e mostarda, conforme constava do projeto original elaborado por Edgard Nascentes Coelho, em maio de 1901.

Quem for à igreja, poderá ver as pinturas parietais – feitas diretamente nas paredes e teto, sobre o reboco. Considerado o maior conjunto desse tipo de ornamentos em igrejas da capital, o interior do templo reúne uma variação de motivos religiosos e alguns pagãos: há figuras de 28 santos. A decoração pictórica de São José foi feita pelo alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)