(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 30 famílias permanecem fora de suas casas em Itatiaiuçu

No total, 116 pessoas do distrito de Pinheiros ainda estão em um hotel do município da Região Metropolitana de Belo Horizonte; animais também aguardam retirada da área de risco


postado em 12/02/2019 19:10

Moradores do Bairro Pinheiros, em Itatiaiuçu, foram deslocados para hotel e retirados da área de risco(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Moradores do Bairro Pinheiros, em Itatiaiuçu, foram deslocados para hotel e retirados da área de risco (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

 

Moradores das comunidades de Itatiaiuçu, na Grande BH, continuam na mesma situação: incertos de quando voltarão para as suas casas. As avaliações das equipes técnicas da ArcelorMittal sobre a barragem Serra Azul prosseguem e a empresa está em fase de contratação de uma consultoria especializada para novos estudos. Entretanto, sem prazos.


No fim de semana, três famílias foram autorizadas a retornar definitivamente a suas casas, no distrito de Pinheiros, após nova avaliação de riscos. O número atualizado de atendimentos no hotel é de 116 pessoas pertencentes a 32 famílias. Isso porque, na segunda-feira, uma nova família hospedou-se após decidir deixar a casa de familiares.


A ArcelorMittal já iniciou a retirada dos animais de pequeno e grande portes do Distrito de Pinheiros. Estão catalogados 597 bichos – entre gatos, cães, coelhos, pássaros, galinhas e etc. – c mais cerca de 2.100 peixes. Em parceria com a Defesa Civil e equipe contratada de veterinários, estão sendo avaliados bovinos, equinos e suínos. Após os exames sobre saúde e condições de deslocamento, os animais são transferidos para um haras da cidade.


Já os cães e gatos passam pelo mesmo procedimento e são levados para casas de acolhimento de animais. A remoção de aves e peixes está em fase de avaliação sobre melhores alternativas para esta ação. “As espécies requerem cuidados adicionais, como horário adequado do dia, em função calor e acondicionamento para o transporte”, explicou a empresa. Um balanço com número de animais transportados não foi repassado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)