(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Três famílias retornam para casa em Itatiaiuçu após evacuação por risco em barragem

O retorno foi autorizado pela Defesa Civil e Polícia Militar (PM) após nova avaliação de riscos que concluiu que os imóveis estão fora da área de influência da barragem Serra Azul


postado em 10/02/2019 18:34 / atualizado em 10/02/2019 18:41

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Um casal com filho, uma mulher e duas senhoras retornaram neste domingo às suas casas no distrito de Pinheiros, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, autorizadas pela Defesa Civil e Polícia Militar (PM) após nova avaliação de riscos que concluiu que os imóveis estão fora da área de influência da barragem Serra Azul. A informação foi repassada à imprensa pela assessoria da ArcelorMittal, empresa responsável pela barragem de rejeitos.

Segundo nota divulgada no início da tarde, os moradores foram retirados em função do “rigor necessário adotado nas medidas de segurança e ações preventivas.” Outras cinco famílias que também receberam autorização para retornarem preferiram permanecer no hotel. São 106 pessoas de 28 famílias hospedadas na vizinha Itaúna. Uma equipe de assistência social disponibilizada pela ArcelorMittal está acompanhando essas famílias.

Moradores tiveram que deixar a suas casas depois que a mineradora acionou a Defesa Civil de Minas Gerais. A ação aconteceu na madrugada de sexta-feira. Policiais militares e bombeiros ajudaram em uma busca ativa nas residências para localizar mais pessoas. A operação foi devido a mudança do estágio 1 para o 2 da barragem. O reservatório tem 90 metros e 5,2 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Segundo a produtora de aço a medida foi “puramente de precaução”, pois a comunidade fica a 5 quilômetros de distância da comunidade e ressalta que os moradores permanecerão acomodados em novos locais enquanto os testes adicionais estão em andamento e “até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)