
Segundo o tenente Flávio Fagundes, da Defesa Civil de Minas Gerais, o objetivo dessa visita é permitir aos moradores mostrar onde estão insumos necessários ao tratamento dos animais e onde ficam os bichos, para que a Arcelor Mittal providencie o tratamento necessário para cada um dos animais.
O militar explicou que a empresa poderá remover os bichos em que for possível para o Parque de Exposições de Itatiaiuçu. Já os casos em que não houver essa possibilidade, a mineradora terá que prover a alimentação na área de risco.
Na parte da manhã, a Defesa Civil esteve no Hotel Ibis de Itaúna, onde estão 95 pessoas, e autorizou um represenante de cada família a seguir para a visita, que vai acontecer ainda neste sábado. "Essa também é uma oportunidade para retirada de pertences que não puderam ser levados na saída desses moradores, mas vamos permanecer apenas durante a verificação dos animais", diz o tenente Fagundes.
Sobre a situação da barragem da MIna Serra Azul, o militar explicou que ela segue em nenhuma alteração e a empresa continua fazendo estudos geotécnicos para que a situação seja normalizada.
