(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Esperança: voluntários animam o fim de semana de crianças de Brumadinho

Enquanto as crianças brincavam, os socorristas se emocionavam com o carinho e admiração das pessoas


postado em 04/02/2019 18:14 / atualizado em 04/02/2019 18:48

Ver galeria . 5 Fotos Voluntários foram a Brumadinho levar esperança às crianças após a tragédia que assolou a cidade Gladyston Rodrigues/EM
Voluntários foram a Brumadinho levar esperança às crianças após a tragédia que assolou a cidade (foto: Gladyston Rodrigues/EM )
Um dia ensolarado e alegre, uma pausa no sofrimento das famílias residentes em áreas atingidas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH. Cerca de 300 pessoas - pais e filhos- participaram, no fim de semana, de uma área de lazer realizada no campo de futebol do Parque das Cachoeiras e a diversão deve se repetir no próximo sábado (9).

Promovidas pela plataforma digital Transforma Brasil, que faz uma ponte entre voluntários e comunidade, pula-pula, escorregador inflável, pintura facial de super-heróis e flores renovaram a energia na cidade atingida pela catástrofe.

"É muito bom para as crianças. Minha filha ouviu os gritos e presenciou a correria na hora da tragédia. Então, fica meio impressionada. Aqui, ela distrai um pouco", disse o operador em área de mineração, disse o Paulo de Jesus Richa, de 28 anos, que levou para brincar a filha Ana Júlia, de 6, e as sobrinhas Isabela e Gabriela.

Érica Cristina Magalhães também gostou da iniciativa e que acompanhou o tempo todo os filhos Davi, de 5, e Gabriel, se 1 ano e 3 meses.

Voluntários levam esperança às crianças de Brumadinho após tragédia que assolou a cidade(foto: Gladyston Rodrigues/EM)
Voluntários levam esperança às crianças de Brumadinho após tragédia que assolou a cidade (foto: Gladyston Rodrigues/EM)


No próximo fim de semana, o evento terá nova edição. O vice-presidente da Associação Parque da Cachoeira, Parque do Lago e Alberto Flores, Ademir Caricato, diz que a alegria é importante num momento em que se fala tanto em morte. Para ele, é fundamental que os culpados paguem pelo que aconteceu. "Estamos vivendo isso por incompetência de funcionários da Vale."

BOMBEIROS  Os socorristas que encerravam o turno na tarde da última sexta-feira também foram surpreendidos com uma homenagem feita pelos voluntários. Na ocasião, eles receberam rosas, abraços e bonecos de super-heróis com uniformes escrito "bombeiros".

A ação foi realizada na Estação Conhecimento, local onde amigos e familiares das vítimas buscam informações, além de servir como "quartel-general"do Corpo de Bombeiros durante a operação de resgate. 

Ao menos 30 pessoas se revezaram para oferecer carinho e afeto aos bombeiros que finalizavam o turno e aos que chegavam para render os colegas. 

A homenagem foi marcada por muitas lágrimas e orações. "Esses profissionais são verdadeiros heróis, mas também estão muito abalados, diante de tudo o que estão vendo. Também precisam do nosso carinho e reconhecimento", afirma Fábio Silva, presidente da Plataforma Transforma Brasil.

Desejo de ajudar


A plataforma Transforma Brasil é a principal ferramenta de mobilização e gerenciamento de voluntários do País. De acordo com a organização,  desde o rompimento da barragem, em 25 de janeiro, mais de 5 mil voluntários se cadastraram para atuar no suporte às vítimas e familiares da tragédia.

A demanda principal é de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. 

Parte deles já está atuando em postos de saúde e locais de velório da cidade, para prestar atendimento especialmente em momentos de grande emoção dos parentes. Os demais voluntários estão atuando em ações pontUais de acolhimento às famílias por toda a cidade. 

Os interessados em se cadastrar ao voluntarismo da organização devem entrar no portal do Transforma Brasil.

* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)