(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM alerta sobre cuidados para evitar furtos no período de férias; veja dicas

Corporação realiza ações nos bairros da capital mineira no período em que as pessoas viajam e casas costumam ficar vazias. Mês de janeiro do ano passado teve 737 furtos em residências na capital


postado em 07/01/2019 06:00 / atualizado em 07/01/2019 16:02

Base comunitária da Polícia Militar no Bairro Grajaú, na Região Oeste de Belo Horizonte: monitoramento para impedir arrombamentos nesta época (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Base comunitária da Polícia Militar no Bairro Grajaú, na Região Oeste de Belo Horizonte: monitoramento para impedir arrombamentos nesta época (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O período de férias traz a expectativa de diversão, mas também o receio de quem vai deixar casas ou estabelecimentos comerciais vazios nesta época pela possibilidade de arrombamentos e furtos. Alguns imóveis já ficam fechados desde as festas de fim de ano. Para evitar a ação de criminosos, garantindo uma volta para casa com tranquilidade, a Polícia Militar (PM) vem realizando ações nos bairros da capital e também orienta a população a contar com a ajuda de vizinhos e pessoas de confiança para monitorar as redondezas.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), em janeiro de 2018 foram registradas 737 ocorrências de furto a residências em Belo Horizonte. Para reduzir o número de crimes este ano, já está em andamento a Operação Férias Seguras, que tem reforço no efetivo com o emprego de policiais das áreas administrativas e da Academia da Polícia Militar no patrulhamento preventivo em tempo integral.

Tropas do Comando de Policiamento Especializado também recobrem locais considerados de maior incidência de crime e em pontos estratégicos estudados previamente. “A nossa intenção é fazer um policiamento que envolve as redes de vizinhos protegidos e o patrulhamento policial direcionado pelas ruas da cidade”, explica o coronel Anderson de Oliveira, comandante do CPC. Segundo ele, a ideia é garantir a segurança tanto dos que estão viajando como a dos que permanecerão na cidade.

A Polícia Militar informa que algumas medidas de autoproteção também podem ajudar a evitar o furto de imóveis. Além de conferir se portas, janelas e portões estão trancados, é preciso guardar escadas e outras ferramentas para evitar que criminosos possam usá-las para invadir. Também é importante comunicar-se com um vizinho ou pessoa de confiança para que observe o imóvel. Diante de alguma suspeita, a polícia deve ser chamada.

Desde 2017, as regionais de Belo Horizonte contam com 86 bases comunitárias móveis da Polícia Militar em pontos que concentram crimes e também em áreas de grande circulação Em todos os locais, é possível registrar boletins de ocorrência.

USO DA TECNOLOGIA Há alguns anos, a Polícia Militar promove as chamadas Redes de Vizinhos Protegidos na capital com o objetivo de reunir e orientar os moradores sobre medidas de segurança. Nos últimos anos, os grupos ganharam o incremento da tecnologia de comunicação, com o uso do smartphone. Em janeiro do ano passado, a reportagem do Estado de Minas mostrou que cada vez mais pessoas estavam adotando aplicativos de mensagem para aumentar a segurança em bairros e condomínios. Na época, havia cerca de 1.100 redes atuantes em Minas Gerais, conforme levantamento da PM.

Carlos Alberto Rocha, que está assumindo a presidência da Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran) neste ano, conta que a comunidade integra a rede há 10 anos, mas nos últimos tempos o WhatsApp tem sido um grande aliado nesse sentido.“Na prática, temos um grupo ligado à associação, que compartilha informações de utilidade e segurança, e apoiamos a iniciativa, em parceria com a PM, que é o Quarteirão de Segurança. Nesse grupo são compartilhadas apenas informações de segurança pública.”

Ele explica que o último grupo foi desenvolvido pelo 22º da PM para trocar informações com a população da região. “Procuramos sempre fomentar a participação das pessoas, identificando suspeitos e atentos às dicas que a Polícia Militar passa”, comenta. Rocha destaca que o sistema é muito eficiente e lembra um caso ocorrido há dois meses. “Ocorriam furtos de holofotes nas portarias dos prédios. Com a divulgação das fotografias das câmeras de circuito de segurança, a PM conseguiu identificar os autores e eles foram presos.”

Segundo ele, o aplicativo facilita a interação dos vizinhos, que nem sempre podem se encontrar pessoalmente. Mas ressalta que a intenção, a partir deste ano, é também é reforçar as reuniões nos moldes da rede de vizinhos protegidos. No Bairro Anchieta, além dos grupos, as informações sobre segurança aparecem no jornal distribuído pela associação de moradores. Rocha destaca que desde a fundação da associação, há 30 anos, o imóvel conta com uma espécie de base de apoio para atender os policiais militares que patrulham o bairro. O espaço funciona com recursos da própria associação.

FIQUE LIGADO AO SAIR:

 

1) Antes de se ausentar da residência, confira se as portas, janelas e portões estão trancados de modo adequado e os alarmes devidamente acionados. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá evidenciar a saída de moradores. Reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares.

2) Comunique-se com seu vizinho ou pessoa de confiança. Na sua ausência, o imóvel deve ser observado e diante da presença de qualquer pessoa ou veículo suspeito, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente para realizar abordagem. Só deixe a chave do imóvel com pessoas de absoluta confiança.

3) Evite deixar o imóvel com aparência de local vazio. Cortinas e persianas totalmente fechadas, a mesma lâmpada acesa dia e noite, acúmulo de correspondências e jornais denunciam ausência de moradores no imóvel.

4) Evite deixar escadas e outras ferramentas facilitadoras para ação de criminosos e acesso ao bem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)