(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em BH; veja a previsão do tempo

Somente nos primeiros quatro dias de 2019, foram atendidas 28 ocorrências de deslizamentos ou risco de escorregamentos


postado em 04/01/2019 16:25 / atualizado em 04/01/2019 16:30

Previsão é de chuva até domingo em Belo Horizonte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Previsão é de chuva até domingo em Belo Horizonte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A sequência de dias chuvosos deve continuar em Belo Horizonte. Com isso, os moradores, principalmente, os que moram nas proximidades de encostas, devem ficar atentos com os possíveis deslizamentos de terra. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para o risco geológico. Somente nos primeiros quatro dias de 2019, foram atendidas 28 ocorrências de deslizamentos ou risco de escorregamentos. A previsão para o fim de semana é de tempo instável.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade continuam provocando pancadas de chuva na capital. Situação que deve continuar no fim de semana. “No sábado, ainda há risco de precipitações. A partir de domingo, deve diminuir um pouco”, afirmou o especialista.

Belo Horizonte já registra há dias pancadas de chuva. O solo encharcado aumenta o risco de ocorrências, como deslizamentos e escorregamentos de terra. Somente nos primeiros quatro dias deste ano, a Defesa Civil já registrou 111 ocorrências relacionadas a chuvas. Destas, 16 foram de deslizamentos de encostas, e outras 12 por risco ou ameaça de quedas, tombamentos e/ou rolamentos de terra.

A Defesa Civil emitiu um alerta, que vale até a próximo terça-feira, devido ao risco geológico. O órgão recomenda aos moradores que instalem calha no telhado da casa, fiquem atentos a vazamentos em reservatórios. As caixas-d'água devem ser reparadas, deve se evitar jogar lixo ou entulho nas encostas, o esgoto não deve ser despejado nos barrancos,  e as queimadas devem ser evitadas.

Para identificar possíveis possibilidades de deslizamentos, os moradores devem ficar atentos a trinca nas paredes, verificar se há água empoçando no quintal, se portas e janelas estão emperrando, se há rachaduras no solo, se existe água minando da base do barranco, e se há inclinação de poste ou árvores.

Calor de volta


A partir de segunda-feira, as altas temperaturas devem voltar a Belo Horizonte. “No domingo, vai começar a intensificar uma massa de ar seco, o que vai inibir um pouco a chuva. Então, devemos ter um período de pouca chuva, e até de estiagem na próxima semana”, disse o Azevedo. “Temos novamente muito calor. A temperatura máxima deve ficar em 32ºC”, completou.

No interior de Minas Gerais, algumas cidades podem ter chuva forte no fim de semana. “No Sul de Minas, Campos das Vertentes, Zona da Mata, e Triângulo, a previsão é de chuva ainda hoje (sexta-feira), e a partir de amanhã (sábado), se concentra no Sul de Minas. Inclusive, com previsão de temporais na divisa com São Paulo e do Rio de Janeiro. No domingo, deve diminuir a as precipitações”, disse o especialista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)