(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Réveillon da Alterosa: tudo pronto para os 12 minutos de fogos na Pampulha

Orla da Pampulha, na capital, já está preparada para receber as pessoas para celebrar a passagem para 2019 com familiares e amigos. Serão 12 minutos de espetáculo pirotécnico


postado em 31/12/2018 06:00 / atualizado em 31/12/2018 14:25

Balsas sendo montadas pela equipe responsável em fazer o show no céu com toneladas de explosivos. São quatro pontos especiais na orla (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
Balsas sendo montadas pela equipe responsável em fazer o show no céu com toneladas de explosivos. São quatro pontos especiais na orla (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )

 

Os céus sobre a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, serão iluminados para saudar a chegada de 2019 na 29ª edição do Show de Fogos da TV Alterosa, na virada desta madrugada. O espetáculo que atrai multidões, chegando a concentrar mais de 200 mil pessoas, vai ter uma duração ampliada, saltando dos 10 minutos de queima de fogos ocorrido no ano passado, para 12 minutos de formas e brilho, colorindo a orla, que é patrimônio cultural da humanidade, neste ano. A expectativa é ainda maior devido a surpresas que prometem um espetáculo ainda maior do que os últimos. De a cordo com o blaster pirotécnico Wellinton Carlos Oliveira, responsável pelos efeitos especiais e montagem das quatro balsas ao longo do lago, o número de pontos de detonação foi ampliado de 932 para 1.132. Ao todo, duas toneladas de explosivos serão utilizados. “O melhor local para se admirar a queima de fogos é da Praça de Iemanjá, pois a pessoa conseguirá enxergar as detonações de três balsas simultaneamente. Muita gente gosta de assistir da Igrejinha e lá teremos uma balsa, devido ao braço da lagoa ser estreito. De qualquer ponto da orla as pessoas poderão assistir aos fogos”, afirma Wellinton.



A duração do show é de 19h de hoje à 1h do dia 1°. O trânsito da orla da Lagoa da Pampulha vai ser alterado, com interdição das ruas do entorno a partir da Igreja de São Francisco de Assis. Todas as áreas bloqueadas terão faixas afixadas em postes para alertar aos motoristas e também agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares de trânsito para prestar apoio e organizar o tráfego de veículos. A oferta de ônibus municipais e metropolitanos também foi planejada e está garantida para quem prefere utilizar o transporte público. Moradores da Pampulha não terão o acesso às suas casas prejudicado, recebendo credenciais que os permitirá acessar a área restrita para deixar ou chegar em suas residências.

Para este, que é o maior show com queima de fogos de Minas Gerais, foram preparados quatro pontos estruturados para acolher as pessoas com conforto e segurança, no Vertedouro, na Casa do Baile e nas praças da Igrejinha e de Iemanjá. Ao todo, foram cadastrados 30 carros de lanches e 60 barracas de alimentação. As pessoas que forem brindar a chegada do novo ano terão à sua disposição 300 banheiros químicos dispostos nos passeios e ruas onde o público vai se concentrar, desde a Praça de Iemanjá até a Igrejinha.

ESQUEMA ESPECIAL A segurança é uma das maiores preocupações da organização, que mesmo antes da festa teve reuniões com representantes dos bombeiros militares, da BHTrans, da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil. A PM informou, durante as reuniões preparatórias, que terá um esquema especial, com auxílio ao trânsito, à mobilidade dos cidadãos e também a presença para segurança ao longo de toda a orla e nos principais corredores de acesso ao evento, antes de seu início e também com atenção especial até o fim. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a própria organização preparou um projeto de combate a incêndio e pânico, prevendo todos os locais onde os fogos serão acionados. Militares da corporação estarão também presentes durante a queima para trabalhos de prevenção e de intervenções que venham a ser necessárias. A Superintendência de Limpeza Urbana providenciará uma equipe para a limpeza do local antes e depois da festa.

A família do greenkeeper André Luiz de Oliveira Silva, de 39 anos, já participou de duas queimas de fogos na Lagoa da Pampulha e se disseram impressionados com o espetáculo e também com a estrutura. “Os fogos são maravilhosos. A gente não tira os olhos do céu, porque a todo momento a gente vê cores diferentes, explosões com formas surpreendentes. Nós adoramos cada minuto que passamos lá”, disse. A mulher dele, a auxiliar de enfermagem Bárbara Daiana Zorzatto, de 34, afirma que a segurança do evento foi tão efetiva que a permitiu ter paz para admirar a queima sem ter de se preocupar com ameaças aos filhos pequenos. “Tem muitos policiais, muitos guardas (municipais). Com isso não tem confusão, não tem criminalidade, dá para as famílias levarem seus filhos e curtir tudo com responsabilidade sem se preocupar”, disse.

A primeira festa ocorreu em 1990, na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Já no segundo ano o evento foi transferido para a Pampulha, cartão-postal da capital e patrimônio cultural da humanidade. Desde então, tornou-se a maior queima de fogos embarcada em lagoa do Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)