(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH ganha novo equipamento de saúde para realização de testes de HIV e hepatites

Centro de Testagem e Aconselhamento foi inaugurado nesta quinta-feira em frente a rodoviária da cidade, no Centro; espaço oferece teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C


27/12/2018 19:56 - atualizado 27/12/2018 20:57

Consultórios nos quais os exames serão realizados
Consultórios nos quais os exames serão realizados (foto: Adão Souza/PBH)

 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inaugurou um novo equipamento de saúde na tarde desta quinta-feira. Localizado na Rua Saturnino de Brito, no terceiro andar do Shopping Uai, o Centro de Testagem e Aconselhamento oferecerá insumos de prevenção, material informativo, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, aconselhamento e encaminhamento aos serviços de saúde da PBH. A unidade está situada em frente ao Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip).


O atendimento será iniciado no dia 2 de janeiro. A equipe da unidade será formada por assistente social, psicólogo, enfermeira, técnico de enfermagem, farmacêutico e funcionários administrativos. O serviço funciona por demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento prévio. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A testagem rápida é realizada das 8h às 11h e das 12h às 16h.

 

(foto: Adão Souza/PBH)
 


O centro já existia, mas antes estava instalado na Rua Carijós, 526, também no hipercentro da cidade. A abertura do novo espaço dedicado à saúde do cidadão contou com a presença do vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) e do secretário municipal de saúde Jackson Machado Pinto. “Essa região é de extrema importância, onde circulam muitas pessoas. Esse espaço vai facilitar o acesso aos testes rápidos, além do aconselhamento e encaminhamento daquelas pessoas que forem positivas para os outros serviços de saúde que a Prefeitura oferece”, explicou o secretário.

 

(foto: Adão Souza/PBH)
 


Com a nova unidade, o Executivo municipal oferece, a partir de janeiro, quatro equipamentos para realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além do inaugurado nesta quinta, a prefeitura abriga o Centro de Testagem e Aconselhamento do Bairro Sagrada Família e o Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias Orestes Diniz, no bairro Santa Efigênia, ambos na Região Leste da cidade. Há, ainda, a Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, no Bairro Funcionários.


Em 2018, os servidores da prefeitura realizaram mais de 76 mil testes rápidos contra HIV, sífilis e hepatites B e C, segundo dados da própria Secretaria Municipal de Saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)