(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Porteiro baleado pela segunda vez em prédio de luxo de BH precisa de sangue

Segundo a Polícia Civil, ele está internado em estado grave e já passou por três cirurgias. Além disso, perdeu um dos rins


postado em 13/12/2018 17:47 / atualizado em 13/12/2018 18:19

O porteiro baleado durante assalto em um prédio da Avenida Raja Gabáglia, no Bairro Luxemburgo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, está precisando de sangue. José Pereira de Souza, de 60 anos, está internado em estado grave no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII desde 5 de dezembro. Segundo a Polícia Civil, ele já passou por três cirurgias e perdeu um dos rins.

Os interessados em doar sangue para José de Souza devem comparecer ao Hemocentro de Belo Horizonte, localizada na Alameda Ezequiel Dias, número 321, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital mineira. No dia, os doadores devem levar documentos com foto. O agendamento pode ser feito no site do governo de Minas e o no telefone 155, opção 1.

Essa á a segunda vez que o mesmo porteiro é vítima de uma tentativa de assalto e acaba baleado. Em junho de 2016, ele foi atingido depois que um homem entrou no prédio e insistiu para subir, sob o argumento que entregaria uma encomenda para uma moradora. A Polícia Militar fez rastreamentos pelo local, mas ninguém foi preso.

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

Condições para doação


Alimentação

Para doar sangue o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. 

Estado geral

O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. 

Idade

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações.

Repouso

O candidato deve ter dormido, pelo menos, quatro horas. Idealmente, deve ter dormido dentro do seu habitual, sentindo-se descansado no momento da doação.

Sintomas comuns que impedem a doação

• Febre (pico isolado) sem outros sintomas associados: aguardar sete dias após a melhora do sintoma
• Febre persistente de origem indeterminada: aguardar diagnóstico ou, no mínimo, três meses sem febre
• Diarreia sem necessidade de uso de antibióticos: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas
• Gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas. Se associada à temperatura corporal igual ou superior a 38°C, aguardar 14 dias após a melhora dos sintomas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)