(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projetos incentivam decorações de Natal em BH


postado em 01/12/2018 06:00 / atualizado em 01/12/2018 08:38

Árvore de Natal na esquina das ruas Thomaz Gonzaga e Rio de Janeiro, no Lourdes(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
Árvore de Natal na esquina das ruas Thomaz Gonzaga e Rio de Janeiro, no Lourdes (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )

 Dois projetos lançados nesta semana pretendem espalhar o encanto do Natal por diferentes partes de Belo Horizonte neste dezembro. De um lado, a administração pública anunciou que vai receber propostas por meio do Projeto Ilumina BH para incentivar a instalação de decorações natalinas em calçadas, praças, árvores e imóveis pela cidade. Do outro, um movimento que reúne moradores e empresários do Bairro de Lourdes instalou árvores de Natal gigantes na região. O Ilumina BH foi instituído pelo Decreto nº 17.020, publicado na quinta-feira no Diário Oficial do Município (DOM), e tem como objetivo “propiciar à sociedade a possibilidade de cooperar com a qualificação da paisagem urbana por meio da proposição de projetos de implantação de iluminação decorativa, de caráter temporário, em bens públicos municipais, especialmente mobiliários urbanos, calçadas e logradouro público desde que obedecidas, para cada caso, as regras previstas na legislação municipal”.

A iniciativa pode vir de pessoas físicas ou jurídicas. O decreto prevê que o Projeto Ilumina BH deve ser realizado anualmente entre novembro e o dia 6 de janeiro do ano seguinte. Tradicionalmente, a decoração natalina é retirada nesta data, quando é celebrado o Dia de Reis. Os interessados devem encaminhar propostas à Secretaria Municipal de Política Urbana, responsável por analisar e conceder o aval à realização. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que fica a cargo dos responsáveis por cada proposta a confecção e segurança do projeto de iluminação, bem como a instalação, manutenção e remoção dos equipamentos.

Custos também são responsabilidade da pessoa física ou empresa, inclusive “aqueles decorrentes de eventuais danos causados pelo próprio interessado ou por terceiros”. A publicidade de empresas é vetada na maioria dos projeto.

Uma grande árvore que enfeita a entrada do BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital, está chamando a atenção de quem passa no entorno. A Árvore Iluminada é a maior de BH: 34 metros de altura, mais de 200 mil luzes e até 2 mil combinações de cores e movimentos.  Vale lembrar que dentro do centro comercial tem a Árvore do Bem, em parceria com a Jornada Solidária do Estado de Minas, que o cartão das crianças, de 0 a 6 anos, atendidas por 12 creches da capital e região metropolitana. Quem quiser, pode pergar o cartão e fazer uma doação para a criança escolhida. A administração shopping aposta em decoração inédita e exclusiva.

Já árvore de Natal gigante foi montada no estacionamento do piso Mariana e pode ser vista de vários pontos da cidade. A estrutura é um presente para a cidade. “Temos uma história de amor com BH. Já são quase 40 anos aqui e queremos retribuir com luz e inspiração”, revela o gerente de marketing, Renato Tavares.

LOURDES BRILHA O tradicional bairro também na Região Centro-Sul de BH ganhou 240 árvores de Natal que foram inauguradas oficialmente ontem. A iniciativa de caráter solidário veio de moradores, mais de 170 empreendedores de Lourdes e também teve o apoio de órgãos públicos e da iniciativa privada. O Lourdes Brilha instalou a decoração no raio compreendido entre a Avenida do Contorno e as ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Ao todo, são 50 quarteirões. Nas calçadas foram colocados equipamentos com 3,5 metros de altura. Outras seis, dispostas nas rotatórias, com 9 metros. A instalação levou uma semana.


O projeto foi idealizado pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes, movimento de moradoras e empresárias do bairro para promover melhorias, projetos sociais e networking. Além da decoração, o Lourdes Brilha promoverá outros eventos natalinos como a distribuição de fraldas, cosméticos, cobertores, brinquedos e roupas para entidades carentes, oficinas e vendas solidárias, cujo valor será revertido para associações. Entidades de proteção aos animais também serão beneficiadas por doações de ração e outros utensílios para os pets.

“Temos 70 pontos de arrecadação e estamos convidando a população de Belo Horizonte a participar deste projeto brilhando com a gente, trazendo doações para seis projetos sociais”, diz Clarissa Vaz, integrante do Marias Bonitas de Lourdes e uma das organizadoras do Lourdes Brilha. Ela ressalta que o projeto existe para resgatar a solidariedade e trazer o verdadeiro espírito de Natal em Belo Horizonte. “É importante destacar três palavras: voluntariado, solidariedade e união. Somente com isso conseguimos colocar o projeto desta forma”, finalizou. Mais informações estão disponíveis no site www.lourdesbrilha.com.br e no Instagram www.instagram.com/lourdesbrilhabh.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)