(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil emite alerta de chuva com raios e rajadas de vento em BH

Alerta é válido até 8h de terça-feira. Previsão é de tempo chuvoso durante toda semana


postado em 19/11/2018 13:49 / atualizado em 19/11/2018 14:52

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)

Depois de um final de semana quente em Belo Horizonte, a semana começa com tempo chuvoso. A segunda-feira começou com chuva leve na capital, mas a Defesa Civil emitiu um alerta de possibilidades de chuva de 30mm a 50mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até 8h desta terça-feira.

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva ocorre durante todo o dia e deve se intensificar na parte da tarde e à noite, em toda BH e Região Metropolitana, podendo estar acompanhadas de rajadas de ventos e raios. “Isso se dá devido à aproximação da  frente fria no litoral de São Paulo, que gera aumento da nebulosidade em Minas, consequentemente deixando o tempo instável”, disse. 


A máxima prevista para a capital hoje é de 27ºC e mínima de 18ºC. No início da tarde, a Região da Pampulha marcou 24°C, com umidade relativa do ar de 83%.

Recomendações

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.

Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

Também é importante não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água. Não deixar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.

Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelo telefone 116 ou Defesa Civil pelo 199.


* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)