(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Romeu Zema lamenta mortes e estragos causados pela chuva em BH

Governador eleito afirmou que estados e municípios devem se esforçar para que as cidades tenham novo modelo de urbanização com menos impermeabilização e espaços para o verde


postado em 16/11/2018 16:31

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

O governador eleito de Minas, Romeu Zema (Novo), comentou, nesta sexta-feira, os estragos ocorridos em Belo Horizonte e as três mortes causadas pelo temporal dessa quinta-feira. Ele lamentou o ocorrido e afirmou que estados e municípios devem se empenhar para evitar a impermeabilização excessiva do solo nas cidades.

“É lamentável que a chuva tenha causado tantos danos e, lamentavelmente, a perda de vidas. E cabe ao estado e município tomar medidas, sobretudo, preventivas, para que esse tipo de fato não ocorra de forma alguma”, afirmou.


A forte chuva que caiu sobre a capital ontem atingiu, especialmente, as regiões de Venda Nova e Pampulha. Ainda de acordo com Zema um dos principais fatores para que esse tipo de tragédia ocorra é a impermeabilização excessiva do solo que faz com que grande volume de água chegue às vias ao mesmo tempo, já que não consegue ser absorvida pelo solo coberto.

 “Eu sempre digo que a melhor forma é uma urbanização responsável. Com mais áreas verdes e que não impermeabilize o solo tanto. Porque toda cidade que cresce baseada apenas em asfalto e concreto é questão de tempo para que isso venha acontecer alguma hora”, disse.


Ainda de acordo com ele, o poder público deve atuar para que novo modelo de urbanização prevaleça. “Aonde o problema já existe, temos que solucioná-lo. E onde ele não existe planejar para que ele não ocorra no futuro, evitando essa impermeabilização do solo que é a grande causa”.

Mortes 

 


Na noite dessa quinta-feira, Cristina Pereira Matos, de 40 anos, e a filha Sofia Pereira, de 6, foram encontradas mortas dentro de um Palio arrastado pela correnteza no cruzamento das avenidas Vilarinho e Cristiano Machado. O carro foi deslocado para a linha férrea do metrô, na parte inferior do Shopping Estação.


Já o corpo da jovem Anna Luísa Fernandes de Paiva, de 16 anos, também desaparecida depois do temporal foi encontrado no início da tarde de hoje, sexta-feira, no leito do Córrego Vilarinho, na Região de Venda Nova.


Carro dirigido pelo namorado de Anna parou no momento em que atingiu o buraco aberto pela tampa do bueiro na Avenida Álvaro Camargos, por volta das 19h. Ele saiu por um lado do veículo e a jovem por outro. Como a água tinha coberto todo o asfalto, ela não viu o buraco e acabou sugada para dentro da galeria que passa sob a avenida.


Segundo a Defesa Civil, ontem foi o dia que mais choveu em Belo Horizonte neste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)