Publicidade

Estado de Minas

BH registra a maior temperatura da primavera em 2018 e deve ter pancadas de chuva

Os termômetros chegaram a marcar 33,2º C nesta quinta-feira, a temperatura mais alta da estação em 2018. Defesa Civil emitiu alerta para pancadas de chuva


postado em 04/10/2018 15:31 / atualizado em 04/10/2018 16:27

Na BR-040, em Ribeirão das Neves na Grande BH, motoristas já enfrentam chuva(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Na BR-040, em Ribeirão das Neves na Grande BH, motoristas já enfrentam chuva (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte enfrentaram um dia quente nesta quinta-feira. Os termômetros atingiram 33,2ºC, a mais alta temperatura registrada na Primavera em 2018, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor e o tempo abafado devem ter fim ainda nesta tarde. Há previsão de pancadas de chuva na capital mineira e em cidades da região metropolitana. A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de queda de aproximadamente 30 milímetros até esta noite.

A temperatura registrada nesta quinta-feira é a segunda maior do ano. Em 2 de março os termômetros marcaram 34,5ºC. O terceiro dia mais quente foi em 20 de janeiro, com 33,1ºC. Vale destacar que as marcas, provavelmente, serão batidas nos próximos dias. Setembro e outubro são considerados os meses mais quentes do ano. A previsão para a primavera é de temperaturas até dois graus acima da média.

Cidades próximas de Belo Horizonte já estão enfrentando chuva, como Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A precipitação é causada por áreas de instabilidade que estão atuando no estado. “São áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade. Então, deveremos ter chuva em forma de pancadas”, explica o meteorologista Cleber Souza, do Inmet.

A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de ventos. A ventania pode chegar a até 50 quilômetros por hora. O volume estimado é de 20 a 30 milímetros até 23h.

A chuva deve continuar até domingo. “Estamos com um sistema que já está provocando chuva ao longo de toda semana em diferentes cidades mineiras. Deve diminuir no sábado, mas no domingo deve voltar. Mas, todos os dias devemos ter precipitações”, afirma o especialista. Municípios localizados nas regiões Centro, Sul, Triângulo e região metropolitana de Belo Horizonte devem ser os mais atingidos.

Dicas de segurança


Em caso de chuva forte, a Defesa Civil recomenda aos moradores evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões, não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade