(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Baixa umidade deixa BH em estado de atenção; há previsão de chuva isolada

A Defesa Civil municipal fez um alerta devido a baixa umidade relativa do ar. Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação pode amenizar durante a noite


postado em 03/10/2018 15:02 / atualizado em 03/10/2018 15:08

Umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% na tarde desta quarta-feira(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% na tarde desta quarta-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

O tempo seco deixa Belo Horizonte em estado de atenção nesta quarta-feira. Os índices chegaram a ficar abaixo dos 30%, o que é prejudicial a saúde. A Defesa Civil municipal fez um alerta devido a baixa umidade relativa do ar. Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação pode amenizar durante a noite, pois há possibilidade de chuva isolada na capital mineira e em cidades da região metropolitana.

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, a baixa umidade relativa do ar já chegou a 27% nesta quarta-feira, mas pode cair ainda mais nas próximas horas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%.

O tempo seco deve permanecer somente nesta quarta-feira. “Está sendo causado pela intensificação de uma massa de ar mais seco. Mas, a partir de amanhã (quinta-feira) já tende a subir um pouco”, explicou o especialista. A temperatura mínima ficou em 18,5ºC hoje, e a máxima deve superar 32ºC.

Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.

Chuva no interior


De acordo com Claudemir Azevedo, cidades da Zona da Mata, Sul de Mians e Campos das Vertentes podem ter chuva nesta quarta-feira. “Inclusive, com tempestades mais fortes no final da tarde na Região do Campo das Vertentes”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)