(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quadrilhas que usavam táxis para transportar drogas são presas no interior de Minas

Ao todo, 39 pessoas foram presas durante uma operação conjunta entre do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das polícias Civil e Militar


postado em 26/09/2018 15:55 / atualizado em 26/09/2018 16:10

Drogas e armas foram apreendidas durante a operação(foto: Divulgação)
Drogas e armas foram apreendidas durante a operação (foto: Divulgação)

A operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e as polícias Civil e Militar, terminou com 39 pessoas presas no Vale do Rio Doce. O objetivo da ação era desmantelar quatro quadrilhas que agiam em Guanhães e cidades vizinhas. Todas elas utilizavam táxis para transportar entorpecentes. Além disso, agiam em conjunto, repassando entorpecentes umas para outras de acordo com a demanda de cada organização. Entre os presos estão dois taxistas, um deles é apontado como o líder de um dos bandos.



As investigações tiveram início no final de 2016, quando um detento condenado por tráfico de drogas, estava cumprindo pena em regime aberto e teria adquirido uma placa de táxi. “Levantou suspeitas é que ninguém o via no veículo, nem nos pontos de táxis e transportando passageiros. Além disso, vivia em uma casa muito grande e tinha mais de um veículo. Esta situação nos causou estranheza”, comentou o promotor Guilherme Heringer de Carvalho Rocha, de Guanhães.

Diante da suspeita, a promotoria começou a investigar o caso, e chegou a outros braços da quadrilha. Coincidentemente, outro taxista participava do esquema de tráfico de drogas. “Ele participava ativamente do tráfico de drogas. Fazia o transporte dos entorpecentes para outras cidades. Além disso, outros dois bandos foram identificados utilizando a mesma estratégia. Contratavam motoristas para fazer o transporte para outras cidades”, contou o promotor. Segundo ele, os motoristas não sabiam quais materiais estavam transportando.

Nessa terça-feira, uma megaoperação foi montada para chegar até os criminosos. A ação contou com a participação de 166 policiais militares, um delegado da Polícia Civil, e 46 viaturas. Ao todo, 39 pessoas foram presas. Sendo que duas foram detidas em flagrante com armas e drogas. Sete dos alvos já estavam presos por outros crimes.

Quadrilhas unidas


Mesmo sendo 'adversários' no tráfico de drogas, a calmaria entre as quadrilhas chamou a atenção dos investigadores. “A peculariedade que chamou a atenção dos policias do Gaeco é na cidade tem índices pequenos de violência entre as quadrilhas. Elas atuavam até cooperando uma com as outras. Quando faltava droga de uma delas, recorriam a outra facção para reabastecer”, contou o promotor Guilherme Heringer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)