(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio destrói 10 mil hectares na Serra da Canastra

Incêndio, que começou na terça-feira, se alastrou rapidamente


postado em 23/08/2018 16:21 / atualizado em 23/08/2018 17:24

Ver galeria . 4 Fotos Corpo de Bombeiros/Divulgação
(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )

Mais de 10 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra, no Sul de Minas, já foram consumidos por um incêndio que se estende pelo terceiro dia. Iniciado na estrada principal do Chapadão da Canastra, entre as portarias de São João Batista da Serra da Canastra e Sacramento, o fogo se alastrou rapidamente devido às condições climatológicas (baixa umidade relativa do ar e vento).

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela área, afirma que, por causa disso, não foi possível o controle imediato. Segundo o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, o vento forte tem atrapalhado o combate.

Trabalham para combater as chamas 25 homens, mas foi preciso reforço de fora. Além da equipe do instituto, estão na força-tarefa homens do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), do Corpo de Bombeiros de Uberaba, Grupo Ambientalista do Torto (GAT-Brasília) e brigadistas do Parque Nacional da Brasília.

Um helicóptero do governo estadual foi cedido para apoiar a ação. Brigadistas de outras unidades de conservação também poderão ser acionados. O ICMBio vai avaliar se será necessário apoio de mais pessoas para debelar as chamas. Ao todo, o órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente tem 1.180 brigadistas contratados e treinados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)