(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP abre inquérito para apurar danos ambientais provocados por explosão na Usiminas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) ainda aguarda um laudo da siderúrgica com informações sobre a integridade das estruturas e assegurando que o retorno da operação não implicará em risco de acidentes


13/08/2018 18:08 - atualizado 13/08/2018 18:16

Ver galeria . 9 Fotos Reprodução / redes sociais
(foto: Reprodução / redes sociais )

As investigações para determinar quais foram as causas e responsabilidades da explosão do gasômetro da Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço, continua. A 9ª Promotoria de Justiça da Comarca da cidade abriu inquérito para apurar os danos ambientais que podem ter sido causados com o incidente, que levou 34 pessoas ao hospital. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) ainda aguarda um laudo da siderúrgica com informações sobre a integridade das estruturas e assegurando que o retorno da operação não implicará em risco de acidentes. O prazo se encerra nesta segunda-feira.

O acidente aconteceu na última sexta-feira. No início da tarde, os moradores de Ipatinga foram surpreendidos por uma forte explosão que sacudiu a cidade.  As ruas ficaram cheias de veículos, o que provocou longos congestionamentos. Escolas cancelaram as aulas por medida de segurança e alguns bairros foram evacuados. Comerciantes também fecharam as lojas. Comércios e casas tiveram as vidraças quebradas. O impacto do acidente, que fez 34 pessoas serem encaminhadas para atendimento médico, foi tamanho que provocou um tremor no município, registrado por sismógrafos da Universidade de Brasília.

Desde que a ocorrência foi registrada, órgãos de segurança e ambientais deram início as apurações. De acordo com a Semad, documentos solicitados à siderúrgica ainda não foram entregues. “Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria aguarda envio de documentos que foram solicitados à empresa, via ofício, no último sábado, 11. Na ocasião, a Semad determinou prazo de 48 horas para que a Usiminas enviasse laudo, com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, do responsável técnico pelas operações na usina, manifestando expressamente quanto à integridade das estruturas e assegurando que a retomada da operação não implicará em risco de acidentes”, informou a pasta.

Outro prazo se esgota nesta terça-feira. A empresa terá que entregar dados de monitoramento de gases nos pontos de conexão e válvulas de controle. A determinação da Semad é que a ação seja feita por, “no mínimo 24h, inclusive com o uso de detectores com aviso sonoro e inspeções periódicas. Esse prazo poderá ser estendido, dependendo dos resultados apresentados”. A qualidade do ar também está sendo monitorada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). De sexta-feira até esta segunda-feira, não foi constatado alteração. A Semad afirma, ainda,  que as licenças ambientais da unidade Ipatinga da Usiminas estão válidas.

O MPMG também está apurando o caso. Um inquérito civil foi instaurado nesta segunda-feira para apurar os danos ambientais. “Em um Procedimento Investigatório Criminal - PIC, será apurada a ocorrência do crime ambiental de poluição e dos delitos de lesão corporal, considerando que houve o registro de 34 (trinta e quatro) feridos”, afirmou o órgão, por meio de nota.

Volta das atividades


O Corpo de Bombeiros autorizou, nesta segunda-feira, o retorno das atividades da Usiminas na cidade. Segundo a corporação, os trabalhos na usina já foram finalizados. “À princípio, o Corpo de Bombeiros não constatou irregularidades na usina. Devido à magnitude do acidente, as causas ainda estão sendo investigadas”, comunicou, por meio de nota.

A usina da Usiminas em Ipatinga deve retomar a produção total que havia sido interrompida após a explosão até quarta-feira. A informação foi confirmada pela siderúrgica por meio e um comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira.  O expediente em Ipatinga foi retomado hoje. “(...) a empresa informa que realizou rigorosa vistoria em todas as áreas da Usina, incluindo os 03 (três) gasômetros remanescentes, e, com foco na segurança, já retomou as operações dos Altos Fornos nº 1 e 2, Laminações a Frio, Unigal e Despacho”, diz a empresa no documento. “A previsão é que os Laminadores de Chapas Grossas e Tiras a Quente retornem respectivamente na terça e quinta-feira desta semana, e que até a próxima quarta feira, dia 15, o Alto Forno nº 3 volte a operar”, diz a siderúrgica.

No documento, a Usiminas explica que a explosão atingiu um dos quatro gasômetros da usina e ficou concentrada apenas neste equipamento. “Apesar de as causas do acidente ainda estarem sendo investigadas, tanto pela empresa como pelas autoridades públicas, a companhia esclarece que toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina da Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais”, esclarece.

A Usiminas e autoridades públicas realizaram um monitoramento da presença de gases na comunidade e não há registro de anormalidade, de acordo com a empresa. “Apesar dos impactos, em momento algum houve risco para a comunidade de Ipatinga”, diz. “A companhia esclarece, ainda, que possui seguro para este tipo de evento, incluindo seguro do equipamento em si, ressarcimento de danos a terceiros e lucros cessantes, e já está tomando as medidas necessárias junto à seguradora”, explica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)