(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Usiminas diz que deve retomar produção total em Ipatinga nesta semana

Trabalhadores retomaram operações nesta segunda-feira e a previsão é de que até quinta a produção total seja retomada


postado em 13/08/2018 11:44 / atualizado em 13/08/2018 11:57

Ver galeria . 9 Fotos Reprodução / redes sociais
(foto: Reprodução / redes sociais )

Até quarta-feira, a usina da Usiminas em Ipatinga, no Vale do Aço, deve retomar a produção total que havia sido interrompida após a explosão de um gasômetro na última sexta-feira, 10 de agosto. A informação foi confirmada pela siderúrgica por meio e um comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira. 

O expediente em Ipatinga foi retomado hoje. “(...) a empresa informa que realizou rigorosa vistoria em todas as áreas da Usina, incluindo os 03 (três) gasômetros remanescentes, e, com foco na segurança, já retomou as operações dos Altos Fornos nº 1 e 2, Laminações a Frio, Unigal e Despacho”, diz a empresa no documento. “A previsão é que os Laminadores de Chapas Grossas e Tiras a Quente retornem respectivamente na terça e quinta-feira desta semana, e que até a próxima quarta feira, dia 15, o Alto Forno nº 3 volte a operar”, diz a siderúrgica. 

No documento, a Usiminas explica que a explosão atingiu um dos quatro gasômetros da usina e ficou concentrada apenas neste equipamento. “Apesar de as causas do acidente ainda estarem sendo investigadas, tanto pela empresa como pelas autoridades públicas, a companhia esclarece que toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina da Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais”, esclarece. 

A Usiminas e autoridades públicas realizaram um monitoramento da presença de gases na comunidade e não há registro de anormalidade, de acordo com a empresa. “Apesar dos impactos, em momento algum houve risco para a comunidade de Ipatinga”, diz. “A companhia esclarece, ainda, que possui seguro para este tipo de evento, incluindo seguro do equipamento em si, ressarcimento de danos a terceiros e lucros cessantes, e já está tomando as medidas necessárias junto à seguradora”, explica. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)