(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Município de Mariana ganha sala de cinema itinerante

Estrutura é formada por tela, equipamentos de som e projeção, além de 300 cadeiras. Trata-se da única sala de cinema da cidade, que tem mais de 50 mil habitantes


postado em 28/07/2018 06:00 / atualizado em 28/07/2018 09:02

Equipamento de projeção e 300 cadeiras compõem o 1º cine do município(foto: Caixa Seguradora/Divulgação)
Equipamento de projeção e 300 cadeiras compõem o 1º cine do município (foto: Caixa Seguradora/Divulgação)

Luz, câmera, ação. Há muito tempo, as salas de cinema são palco de emoções para as pessoas nos mais diversos momentos de suas vidas, seja nos programas com a família, nos seus primeiros encontros, ou nas tardes de domingo, já se despedindo do fim de semana. E agora essa realidade também fará parte da rotina da população de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, que ganhou seu primeiro cinema, inaugurado na noite de ontem. A proposta da prefeitura é transformar o projeto em um cinema itinerante e organizar semanalmente sessões em diferentes distritos da cidade.

O projeto “Cinema é pra você, sim”, da Caixa Seguradora, realizado em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Esportes, passou por 34 cidades do interior mineiro levando a magia das telas aos moradores, que muitas vezes tiveram ali seu primeiro contato com a “sala de projeção”. Mariana foi a cidade escolhida para o encerramento da terceira etapa do projeto e, como presente, a população recebeu um cinema itinerante completo, com tela, equipamento de projeção e de som, além de 300 cadeiras. Com mais de 50 mil habitantes, este será o primeiro cinema da cidade.

A inauguração ocorreu na Praça Minas Gerais, um dos principais pontos turísticos da cidade, com a exibição do filme Minha Mãe é uma Peça (2013). Com distribuição de pipoca, refrigerante e brindes, a programação inclui sucessos nacionais e de Hollywood, além de filmes infantis. No domingo, o cinema ao ar livre exibe Mulher Maravilha (2017), na Praça dos Ferroviários e, depois, a prefeitura pretende organizar sessões em diferentes distritos da cidade. A ideia é que seja um projeto semanal, que leve a cultura até as populações mais afastadas, com uma pitada de nostalgia proporcionada pela exibição ao ar livre.


Além do cinema itinerante, uma das carretas do projeto também estará em Mariana neste fim de semana e traz uma programação de filmes gratuitos para toda a família. Customizada e transformada em sala de cinema, a carreta tem 77 assentos disponíveis para o público assistir aos filmes exibidos, além de lugares adaptados para receber portadores de necessidades especiais. A carreta ficará até domingo na Praça dos Ferroviários. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, por ordem de chegada. São cinco sessões por dia. A primeira começa às 8h e a última, às 19h. Durante as sessões, haverá também distribuição de pipoca e refrigerante de graça. As sessões nas carretas são em 3D.

Mariana é uma das poucas cidades a ter um cinema – serviço de luxo no interior do estado – para chamar de seu. Há dois anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou, por meio de uma pesquisa, que somente 8% das cidades brasileiros tinham salas de cinema. Principalmente, nas de pequeno porte. Apesar disso, o número de salas de cinema no país cresceu, representando um aumento de 12,2%.

* Estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)