(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obra no Viaduto Leste chega ao fim

A liberação das novas faixas no complexo de viadutos é um alívio para motoristas que passam pela região diariamente


postado em 24/07/2018 06:00 / atualizado em 24/07/2018 13:36

Faixas afixadas nas proximidades dos novos acessos anunciam a liberação das pistas para hoje (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)
Faixas afixadas nas proximidades dos novos acessos anunciam a liberação das pistas para hoje (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)

Finalmente chegou ao fim a obra que promete aliviar o trânsito em um dos pontos mais movimentados de Belo Horizonte. Depois de três anos, com atrasos e congestionamentos diários, as novas faixas do Viaduto Leste, no Complexo da Lagoinha, serão totalmente liberadas. Sinalização instalada nas novas alças já informa sobre a liberação, e as pistas que ainda estava interditadas estão prontas para receber o fluxo de veículos. A expectativa é de mais fluidez no tráfego, tanto no acesso ao Centro quanto no sentido inverso, para chegar às avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.  

A liberação das novas faixas no complexo de viadutos é um alívio para motoristas que passam pela região diariamente. O local, que antes da intervenção já testava a paciência dos condutores, piorou durante as obras. Nos horários de pico, longas filas se estendiam pelas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.  

Na última etapa das intervenções, foram feitos ajustes nas duas alças que saem da Avenida Cristiano Machado rumo ao Centro, o que exigirá atenção dos motoristas. Ao sair do Túnel da Lagoinha, os condutores que querem seguir em direção às ruas Rio de Janeiro e São Paulo devem entrar à direita no primeiro acesso, que era usado antes do início das obras. Já para seguir rumo à Avenida do Contorno, é preciso pegar a alça nova, no segundo acesso. Faixas de pano estendidas na região informam que as pistas devem ser liberadas hoje, ao longo do dia, mas a BHTrans não confirmou a previsão.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a intervenção no Complexo da Lagoinha/Viaduto Leste foi concluída ontem. O valor investido é de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

Com as intervenções concluídas, o novo Viaduto Leste permitirá a chegada de ônibus da Avenida Cristiano Machado por via exclusiva ao Centro de BH pela Rua São Paulo, o acesso de carros da Cristiano Machado ao Hipercentro pela Rua Rio de Janeiro, a chegada de carros da Cristiano Machado à Praça da Estação e aos hospitais pela Avenida do Contorno, além da chegada de carros da Antônio Carlos à Praça da Estação e aos hospitais pela Contorno. Atualmente, o acesso dos ônibus ao Centro pela Antônio Carlos já é feito por vias exclusivas desde a Pampulha.  

A construção das novas estruturas no Complexo da Lagoinha começou em fevereiro de 2015. O elevado tem 690 metros, considerando as mãos de ida e volta. Apenas o Viaduto Leste, que foi a nova alça construída, tem 160 metros. Durante as intervenções, o prazo de entrega sofreu diversos atrasos. A última previsão era de entrega no fim de 2017, prazo que foi adiado com a chegada do período chuvoso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)