(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH fecha Praça da Liberdade para circulação de pedestres

Motivação é a revitalização do tradicional ponto turístico de Belo Horizonte, onde serão investidos R$ 5,2 milhões


postado em 16/07/2018 19:58 / atualizado em 17/07/2018 09:59

Praça começou a receber tapumes ainda em junho(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 30/06/2018 )
Praça começou a receber tapumes ainda em junho (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 30/06/2018 )

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a Praça da Liberdade, no Centro-Sul da cidade, ficará fechada para circulação de pedestres a partir desta terça-feira. O motivo é a revitalização completa do complexo turístico, tocada pelo Executivo municipal, pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), e por uma empresa privada.


O local vai passar por uma renovação sistema de iluminação; restauração do Coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada; reinstalação das placas de monumentos; e a reformulação do mobiliário. Neste último quesito, a Praça da Liberdade, segundo a PBH, vai receber equipamentos com padrões arrojados de design com a renovação de bancos e lixeiras.


A expectativa é que um dos principais cartões-postais da capital mineira se torne mais atrativo ao público e que isso aumente o nível de ocupação, prejudicado pelas denúncias de problemas de manutenção. 

 

Dessa maneira, a nova iluminação planeja acabar com a escuridão que tomava conta do cartão-postal à noite. O coreto também terá iluminação especial, além de nova pintura.

A revitalização da praça também se estende a outras intervenções no Circuito Liberdade, como a abertura da Casa do Patrimônio e a recuperação da pintura de cinco prédios.


O espaço se inaugurou em 1897 e foi tombado há 40 anos pelo Iepha/MG. Apesar da tradição, o local sofre os impactos do tempo, do uso constante e de atos de vandalismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)