(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Liberado acesso da Antônio Carlos ao Viaduto Leste

Após mais de dois meses de interdição e uma semana de atraso, ligação com o Centro da capital está aberta para os motoristas


postado em 02/07/2018 12:02 / atualizado em 02/07/2018 12:09

Trânsito foi liberado na manhã desta segunda-feira(foto: BHTrans/Divulgação)
Trânsito foi liberado na manhã desta segunda-feira (foto: BHTrans/Divulgação)

Com uma semana de atraso, foi liberado, nesta segunda-feira, o acesso da Avenida Antônio Carlos ao Viaduto Leste, no Complexo da Lagoinha, importante acesso ao Centro de Belo Horizonte. A passagem estava fechada há mais de dois meses. 

A previsão era de que a alça fosse liberada em 25 de junho mas, segundo a BHTrans, foi detectado um problema na sinalização necessária para a reabertura e a pintura do asfalto não foi concluída a tempo. 

Durante a interdição, os motoristas que seguiam no sentido Bairro-Centro precisavam dar uma volta para sair da Antônio Carlos e chegar à Contorno, sentido Avenida dos Andradas. Nos horários de movimentação mais intensa, a lentidão no trânsito era comum na região.
 
Apesar da liberação das novas alças, resta uma série de pendências para ajustar a nova oferta à lógica pretendida pela BHTrans. A principal é a viabilização do caminho exclusivo dos ônibus que saem da Cristiano Machado e chegam ao Centro pelo Viaduto Leste. As obras seguem para garantir esse acesso por vias exclusivas, justamente com a construção da pista da saída do túnel que será conectada na parte nova do viaduto. Além disso restam ajustes da mudança da mureta que hoje divide o fluxo de saída e chegada ao Centro pelo antigo Viaduto Leste. Nesse caso, o objetivo é aumentar o número de pistas para quem deixa a área central pela Avenida do Contorno rumo tanto à Cristiano Machado quanto à Antônio Carlos. Para isso, a antiga mureta foi removida e outra está sendo construída no local. 


 
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a previsão para a conclusão de todas as intervenções necessárias é a segunda quinzena de julho. O valor investido é de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Os benefícios previstos com a obra são o aumento na velocidade de operação do trânsito e a melhoria no fluxo. Após a liberação das pistas novas, em 13 de abril, as intervenções se concentram na parte antiga do mesmo viaduto. Ainda estão sendo feitas readequações geométricas, implantação de novas sinalizações pela BHTrans e iluminação, conforme a Sudecap.

Quando todas as intervenções estiverem concluídas, o novo Viaduto Leste permitirá os seguintes movimentos: chegada de ônibus da Avenida Cristiano Machado por via exclusiva ao Centro de BH pela Rua São Paulo, acesso de carros da Cristiano Machado ao Hipercentro pela Rua Rio de Janeiro, chegada de carros da Cristiano Machado à Praça da Estação e aos hospitais pela Avenida do Contorno e a chegada de carros da Antônio Carlos à Praça da Estação e aos hospitais pela Avenida do Contorno. Atualmente, o acesso dos ônibus que chegam ao Centro pela Antônio Carlos já é feito por vias exclusivas desde a Pampulha até o Hipercentro.  (Com informações de Guilherme Pararnaíba)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)