(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O que abre e fecha na segunda-feira de jogo do Brasil em BH

Comércio, serviços e transporte terão alterações durante partida entre Brasil e México, pela Copa do Mundo da Rússia


postado em 30/06/2018 06:00 / atualizado em 30/06/2018 08:04

Na Savassi, onde a torcida volta a se reunir, haverá esquema especial de trânsito(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Na Savassi, onde a torcida volta a se reunir, haverá esquema especial de trânsito (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
O fim de semana começa com a maior parte dos brasileiros de olho na segunda-feira. Mas não por ansiedade para voltar à rotina, e sim pela preparação para assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra os mexicanos, às 11h, que voltará a mudar o cotidiano e os horários do comércio, dos serviços, da educação e dos transportes. Na última quarta-feira, a saída antecipada para assistir ao jogo das 15h deixou o trânsito caótico em Belo Horizonte, tanto que a BHTrans elaborou um novo plano de atuação e anunciou que as linhas do transporte coletivo municipal vão operar com quadro normal. Já o transporte metropolitano vai operar com quadro de horários diferenciados. Até as 10h, os coletivos circulam normalmente. Das 10h às 13h, o esquema será o de domingo, voltando ao normal a partir de então.


No caso do comércio, o fechamento ou funcionamento das lojas ficará a cargo de cada empresário. A Câmara de Dirigentes Lojistas sugere aos associados que “procurem viabilizar, da melhor forma possível, que seus empregados possam assistir aos jogos da Seleção”. As agências bancárias, por sua vez, abrem em horário especial: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Deverá ser afixado aviso nas agências sobre as alterações.


Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) estabeleceu que órgãos e entidades da Prefeitura de BH deverão funcionar das 14h às 20h nos dias de jogos da Seleção às 9h ou às 11h. Servidores do BH Resolve terão jornada das 14h às 18h. As horas não trabalhadas relativas à jornada para os dias em que a Seleção entra em campo, diz o decreto, serão compensadas até o último dia do ano. Os serviços nas unidades de urgência terão funcionamento normal, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O governo de Minas decretou ponto facultativo no serviço público estadual na segunda-feira. Só não seguem o esquema servidores que prestam serviços de natureza médico-hospitalar, de segurança pública e os das unidades de atendimento integrado Uai, TV Minas e serviços cujo funcionamento seja indispensável.

TRANSPORTE Na capital, as estações Barreiro, Diamante, São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho terão ônibus disponíveis para reforço de viagens, conforme a demanda de passageiros, antes e após o jogo. Ajustes também serão feitos para adequar a oferta nas demais linhas da capital, conforme a necessidade. Serão implantadas ações da Operação Mais Mobilidade, mudanças operacionais pontuais em grandes corredores de tráfego com o objetivo de garantir a fluidez e segurança, das 6h às 16h. Também haverá operação especial na Savassi, Região Centro-Sul, devido à exibição do jogo no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, entre a Praça Diogo de Vasconcelos e a Rua Paraíba, com público estimado pelos organizadores em 2 mil pessoas. Faixas de pano vão orientar motoristas.


Na educação, a secretaria de estado orientou a direção das escolas a definir os horários de funcionamento e forma de compensação ao lado da comunidade escolar. O mesmo vale para as escolas gerenciadas pela Prefeitura de BH. O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) informou que tanto a dispensa quanto a reposição de eventuais aulas perdidas também serão de responsabilidade de cada instituição.


Algumas escolas já definiram qual será o esquema para segunda-feira. Colégios como Magnum, Collegium, Marista, Instituto Emanuel Pinheiro e Padre Eustáquio decidiram manter as aulas e liberar os alunos mais cedo, às 10h, iniciando as aulas da tarde a partir das 14h. A partida da Seleção Brasileira contra o México será transmitida em instituições como Santo Agostinho, Sagrado Coração de Maria e Arnaldo. A rede Santa Maria Minas, por sua vez, não terá aulas na segunda feira.

 

Olho na tabela

Confira o esquema de funcionamento do comércio, serviços e repartições na segunda-feira

ECONOMIA

» BANCOS

Agências interrompem
atendimento das 10h30 às 14h

» COMÉRCIO

Funcionamento tanto de lojas de rua quanto de shoppings fica a cargo de cada empresário

TRANSPORTE

» ÔNIBUS DA CAPITAL

Linhas funcionarão com quadro
de horários de dia útil e poderão ter reforço conforme demanda
antes e após o jogo

» METROPOLITANOS

Das 10h às 13h, quadro de horários de domingo

SERVIÇO PÚBLICO

» REPARTIÇÕES ESTADUAIS

Ponto facultativo

» REPARTIÇÕES MUNICIPAIS

Expediente das 14h às 20h

EDUCAÇÃO

Escolas municipais, estaduais e particulares têm autonomia para definir funcionamento e eventual reposição


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)