(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto pela legalização do aborto atinge as ruas de BH

Grupo se concentrou na Praça da Liberdade, passou pela Avenida Afonso Pena e pelos quarteirões fechados da Praça Sete; movimento se inspirou em atos na Argentina


22/06/2018 21:40

Lenços verdes foram inspirados em 'onda verde' desencadeada na Argentina
Lenços verdes foram inspirados em "onda verde" desencadeada na Argentina (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Um grupo de pessoas saiu pelas ruas de Belo Horizonte na noite desta sexta-feira para se maniefstar em prol da legalização do aborto. A concentração do ato se iniciou às 17h30, na Praça da Liberdade, e terminou nos arredores da Praça Sete de Setembro. 

Para ampliar o significado do ato, o grupo usou lenços na cor verde, semelhantes aos usados pelas argentinas em protesto realizado neste mês. No país vizinho, a conduta ficou conhecida como "onda verde" e reuniu milhares de pessoas em busca da descriminalização do aborto.

Por lá, a mobilização deu resultado. No último dia 14, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou um projeto para descriminalizar o aborto até as primeiras 14 semanas de gravidez. Assim como no Brasil, o Congresso argentino é bicameral, portanto, o texto ainda precisa passar pelo Senado. 

O dia marcou protestos em diferentes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Santa Maria (RS) e Porto Alegre (RS). Por aqui, o aborto só é permitido em três condições: gestante que corre risco de morte; gravidez por estupro; e em casos em que se detecta feto anencéfalo. 

Em BH, a manifestação foi articulada pelas redes sociais. 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)