(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil faz operação contra facção criminosa em Minas e mais 13 estados

Objetivo é atingir a estrutura que controla as ramificações interestaduais da organização. Em Minas, polícia atua em 11 cidades


postado em 14/06/2018 08:37 / atualizado em 14/06/2018 16:41

Facção determinou a realização de uma série de atentados contra ônibus e ataques contra postos policiais em Minas(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 08/06/2018)
Facção determinou a realização de uma série de atentados contra ônibus e ataques contra postos policiais em Minas (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 08/06/2018)

A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo deflagraram, nesta quinta-feira, a Operação Echelon. O objetivo é atingir a estrutura que controla as ramificações interestaduais de uma das principais facções criminosas do país. Trata-se do setor conhecido como "Resumo dos Estados", que é subordinado diretamente à cúpula da organização. A ação é realizada em 14 estados, entre eles Minas Gerais. 

Segundo a Polícia Civil de Minas, no estado estão sendo cumpridos 18 mandados, entre prisão e busca e apreensão em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Guaxupé, Extrema, Divinópolis, Passos, Itaú de Minas, Botelhos, Sacramento, Caxambu e Fortaleza de Minas. Às 10h, será realizada uma entrevista coletiva na Delegacia Regional de Poços de Caldas onde delegados vão dar mais detalhes do caso. 

Ao todo, os policiais estão cumprindo 59 mandados de busca e apreensão nos 14 estados. A Justiça decretou ainda prisão preventiva de 75 acusados, todos apontados como integrantes da facção.

Os policiais mobilizados para a operação começaram as buscas às 6h. A concentração dos agentes, porém, começou duas horas antes. As investigações começaram em junho de 2017, quando o líder máximo da facção, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, estava isolado pela sexta vez no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no presídio de Presidente Bernardes, na região oeste do estado. É por isso que Marcola, condenado a 332 anos de prisão por diversos crimes, por enquanto, não figura entre os acusados que tiveram a prisão decretada pela Justiça neste caso.

As investigações feitas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior -8 (Deinter-8), de Presidente Prudente, e pelo grupo de Atuação especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPE, mostraram como a cúpula do grupo mantém contato com bandidos em outros estados, atuando nos tráficos de armas e drogas. 

Nos últimos quatro anos, o total de integrantes da organização espelhados fora de São Paulo cresceu 6 vezes, passando de 3 mil para pouco mais de 20 mil em 2018. A facção, que em São Paulo conta com 10,9 mil integrantes, está presente ainda em cinco países da América do Sul - Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai e Peru.

A expansão da facção pelo Brasil levou à reação de gangues locais, que se aliaram ao Comando Vermelho, iniciando uma guerra que atinge principalmente os estados do Norte e do Nordeste do País. Depois de São Paulo, os estados que concentram o maior número de integrantes são, de acordo com o Gaeco, Paraná (2.829), Ceará (2.582) e Minas Gerais (1.432). Foi justamente em Minas que, na semana passada, a facção determinou a realização de uma série de atentados contra ônibus e ataques contra postos policiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)