(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aisha e Akin foram os nomes escolhidos para filhotes do zoo de BH

Após a votação popular pela internet, que durou quase um mês, o hipopótamo e o lobo-guará foram batizados esta tarde


postado em 13/06/2018 15:31 / atualizado em 13/06/2018 21:27

Aisha, palavra de origem africana que significa vida, foi o nome escolhido para o hipopótamo fêmea(foto: Daniel Alves/PBH )
Aisha, palavra de origem africana que significa vida, foi o nome escolhido para o hipopótamo fêmea (foto: Daniel Alves/PBH )

Visitantes do Zoológico de Belo Horizonte escolheram os nomes Aisha e Akin para batizar filhotes de hipopótamo e lobo-guará, respectivamente. Cerca de 200 alunos de escolas públicas da capital acompanharam a cerimônia, ansiosos para conhecer os nomes dos filhotes.

A escolha dos nomes foi resultado de uma votação popular feita pela internet, iniciada em 19 de maio. Aisha, nome de origem africana que significa vida, escolhido para o hipopótamo fêmea, nascida em dezembro, recebeu mais de 30% dos votos, segundo a PBH. Já o lobo-guará macho, nascido em agosto, foi batizado com um nome de origem indigena, Akin, que significa guerreiro valente. O nome  teve 48% da preferência do público. Segundo a PBH, foram registrados mais de 25 mil votos ao todo, para os dois filhotes.

Para apresentar os nomes dos dois habitantes do zoológico, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), gestora do espaço, preparou uma grande festa para receber os visitantes e alunos da rede pública municipal de ensino que, junto com os funcionários do zoológico, foram responsáveis pela escolha das três opções de nomes que foram disponibilizadas para votação para cada espécie.

As opções foram elaboradas pelos alunos e professores em sala de aula, onde foi proposto um debate sobre as características de cada espécie. As escolas, então, optaram por nomes de matriz africana para o hipopótamo, que remetem à origem do animal, e nomes de origem indígena para o lobo-guará, espécie nativa do Brasil e que se encontra ameaçada de extinção.

Na disputa para votação do nome do hipopótamo estavam ainda: Anaya, que significa "olhar de Deus" e Odara, cujo significado é beleza. Já para o lobo-guará, as opções eram Yuki, que quer dizer felicidade, e Porã, palavra que representa alegria.

Os novos moradores do espaço podem ser visitados de terça a domingo, das 8h às 16h. É obrigatória a apresentação do cartão de vacinas com registro de imunização contra febre amarela para entrar no zoológico. A entrada varia entre R$ 4 e R$ 8, dependendo do dia. Porém, o ingresso para visitar o aquário é pago a parte. Os visitantes podem permanecer no zoológico até às 17h.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)