(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sindicato protesta contra aumento na tarifa do metrô em estação de Contagem

Nessa quarta-feira, o deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG) anunciou que o aumento será parcelado e, neste ano, a elevação será de 30%


postado em 10/05/2018 09:45 / atualizado em 10/05/2018 11:07

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro-MG) realiza um protesto na manhã desta quinta-feira, na Estação Eldorado, em Contagem, na Grande BH. O ato é contra o aumento de 88% anunciado para as tarifas do metrô no início desta semana pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Chamado de “café nos trilhos”, o manifesto oferece um lanche aos passageiros que passam pelo terminal, além de distribuir panfletos sobre o aumento no valor da tarifa. Carros de som também foram levados para a estação e sindicalistas fazem discursos contra a proposta da CBTU.

Ainda conforme o Sindmetro, outros atos estão programados, inclusive um protesto na Praça Sete, na Avenida Afonso Pena, Centro de Belo Horizonte, nesta sexta-feira.

Aumento parcelado 

Na noite de quarta-feira, o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), informou que o presidente Michel Temer (MDB) cedeu às pressões da bancada mineira e aceitou escalonar o reajuste. Assim, a previsão para este ano, é de uma elevação entre 25% e 30% no valor do ticket. 

A proposta da bancada mineira, de acordo com o deputado, é de que o aumento deste ano seja aplicado apenas no segundo semestre. As demais parcelas, que poderiam ser mais duas ou três, ainda dependeriam de um índice a ser calculado pelo Ministério das Cidades. Os parlamentares mineiros esperam que o ministro Baldy anuncie ainda hoje como vão ficar os reajustes.
 
Antes da reunião com a bancada mineira, por meio de nota, o Ministério do Planejamento informou que não se trata de uma decisão da pasta o parcelamento e adiamento da recomposição da tarifa. “É um diálogo em conjunto com Ministério das Cidades, o Conselho de Administração da empresa, com a participação do Ministério do Planejamento. A decisão final cabe ao Conselho”, disse o comunicado, que destacou que o ministro Esteves se demonstrou favorável à possibilidade de escalonamento. À noite ninguém foi encontrado no ministério para confirmar se as reivindicações da bancada mineira serão atendidas.

(Com informações de Landercy Hemerson) 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)