Segundo a administração do município, os parques foram reabertos devido ao baixo risco de transmissão da doença, como também pelas ações feitas para que a febre amarela não espalhasse na região, como intensificação da vacina, aplicação de fumacê e realização de bota-foras. Neste ano, de acordo com o Executivo da cidade, 17 mil pessoas foram vacinadas e 74 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos.
Em nota, o secretário municipal de Saúde de Nova Lim,a José Roberto Lintz, faz um alerta aos frequentadores dos parques públicos. "Embora os riscos tenham diminuído, é importante que as pessoas sigam as orientações. Os visitantes devem estar imunizados há, no mínimo, 10 dias de antecedência, sem esquecer de continuar usando repelentes. O mosquito se reproduz em condições mais adequadas durante o verão, mas mesmo nas demais estações do ano, precisamos continuar em alerta", orientou.
Para Danilo Vieira, secretário municipal de Meio Ambiente, a reabertura tem como objetivo dar aos moradores espaços de lazer. “Instalamos placas de orientação nas entradas dos parques a fim de ressaltar a importância da proteção e prevenção. Seguindo essas medidas de segurança, o público poderá aproveitar a estrutura oferecida em nossos parques”, disse.
Confira a lista dos parques reabertos à população:
Parque Rego dos Carrapatos
Serra da Calçada
Serra do Souza
Morro do Elefante
Morro do Pires
Banqueta Rego Grande
Estação Ecológica Fechos
CEA- AngloGold
CPEA - Vale
Mata do Jambreiro
RPPN- Vale dos Cristais
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, quatro parques estão fechados para a visitação devido a circulação do vírus da febre amarela. O primeiro a fechar as portas por tempo indeterminado foi o Parque das Mangabeiras, em 30/11/2017, seguido pelo Serra do Curral, em 3/12/2017. Em janeiro deste ano, foram fechados o Aggeo Pio Sobrinho e o Parque Ecológico Roberto Burle Marx – o Parque das Águas. Já o Zoológico de BH, na Pampulha, exige dos visitantes o cartão de vacina atualizado para que não corram risco de contaminação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), eles foram fechados com o objetivo de proteger a população. E, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a reabertura dos espaços ainda não tem data definida, devendo acontecer em consonância com a recomendação técnica da SMSA. A pasta recomenda a vacinação para as pessoas que ainda não foram protegidas.
* Sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
