(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais três suspeitas de febre amarela são investigadas em Nova Lima, na Grande BH

Prefeitura informou no começo da noite que três pessoas foram atendidas com sintomas da doença e agora são oito casos investigados. Seis pessoas morreram na cidade


postado em 24/01/2018 17:17

Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou no começo da noite desta quarta-feira mais três suspeitas de pessoas com febre amarela. Na cidade já foram confirmados oito casos da doença, com seis óbitos. Em Minas, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há 25 mortes devido à enfermidade, além de 22 infectados entre internados e aqueles que receberam alta medica.

De acordo com informações da prefeitura de Nova Lima, os três novos casos suspeitos são de moradores dos bairros Parque Aurilândia, Rio de Peixe e Alvorada. Agora, somam oito pacientes, também, com possibilidade de ter contraído o vírus, e um total de 16 notificações da febre no município. Exames estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed).

É também na cidade o registro da primeira suspeita de criança contaminada pela febre amarela. Paciente, de 3 anos, embora more com a família na capital, nesse período de férias esteve em um sítio no Jardim Petrópolis, próximo à estrada de acesso ao Distrito de Macacos.

Os casos em suspeita em Nova Lima estão sendo investigados de acordo com o protocolo de febre hemorrágica, que pode diagnosticar doenças como dengue, febre amarela, hantavírus, febre maculosa, leptospirose e hepatite A. Todos os óbitos por febre amarela na cidade são de pessoas com idade entre 40 e 60 anos, do sexo masculino e nenhuma delas eram vacinadas. As vítimas eram moradores dos bairros Honório Bicalho, Galo, Santa Rita (três casos) e Cascalho.

A prefeitura de Nova Lima tem intensificado o combate à febre amarela com estratégias de prevenção, como a ampliação dos pontos e dos horários de vacinação, o recolhimento de materiais inservíveis e que podem servir de criadouro do mosquito, a aplicação de inseticida por meio do fumacê nas áreas de maior incidência do vírus e a realização de blitze educativas em locais de maior concentração de pessoas. A cobertura vacinal do município é de 96%.

A vacinação foi ampliada em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica da cidade (Rua Augusto Magalhães, 45, Centro). Nas UBS Santa Rita, Honório Bicalho, Bela Fama, Cristais, Retiro, Cabeceiras, Macacos e Jardim Canadá, o horário de vacinação diário foi estendido por duas horas, passando a atender das 8h às 18h30. Já a Policlínica funcionará das 8h às 19h30 para a vacinação a partir da sexta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)