(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos celebram Domingo de Ramos no Barreiro

Fiéis acompanharam a missa celebrada pelo padre Giovani Cipriani em Belo Horizonte


postado em 25/03/2018 09:40 / atualizado em 25/03/2018 12:34

Missa de Domingo de Ramos no Barreiro(foto: Edésio Ferreira/EM )
Missa de Domingo de Ramos no Barreiro (foto: Edésio Ferreira/EM )
Católicos participaram, na manhã deste domingo, da tradição bênção de Ramos, diante do santuário de São Paulo da Cruz, no Barreiro, em Belo Horizonte. A missa foi celebrada pelo padre Giovani Cipriani, seguida da procissão em torno do templo, recriando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. 
O grupo de teatro São Paulo da Cruz preparou uma novidade para este cortejo: homens e mulheres vestidos como nas antigas procissões e o Jesus, em vez de estar sobre o burrinho, se apresenta como num quadro do Sagrado Coração.

“Se as férias existem para relaxar e o carnaval, divertir, a semana santa é tempo de renovação espiritual. São dias para esvaziar a si mesmo e se encher da graça de Deus. Portanto, esses dias são para rezar e estar junto com a família num encontro com Deus”, disse o reitor do santuário, padre Alex Antônio Favaratto. Ele explicou que, desta vez, o grupo de teatro São Paulo da Cruz buscou inspiração nas procissões de meados do século passado e na religiosidade do interior mineiro, quando o véu branco era obrigatório para as mulheres nas cerimônias religiosas.

Ver galeria . 14 Fotos Edésio Ferreira/EM
(foto: Edésio Ferreira/EM )


Artista plástica, professora da rede municipal de educação e aderecista do grupo de teatro, Maria Tereza Silva gostou do figurino e fez o percurso, em torno do santuário, com o terço nas mãos. “Estou mantendo a tradição da minha avó, que acompanhava as procissões, quando a paróquia ainda não era santuário”, contou. Ao lado, a auxiliar administrativa Poliana de Almeida Fonseca, se mostrou feliz de participar e falou da importância de se preservar a história. Caracterizado como Jesus, com a túnica e a peruca, Gérson Geraldo Teixeira representou mais uma vez o papel do “homem de Nazaré”.

Às 18h30, haverá encenação da entrada de Jesus em Jerusalém, seguindo-se a Missa da Juventude. O santuário fica na Praça Domingos Gatti, no Barreiro, em BH. 

Veja a programação:

Belo Horizonte

Tenda Cristo Rei 
(terreno da Catedral)
» 17h – celebração eucarística, na Tenda Cristo Rei, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. A tenda fica na Avenida Cristiano Machado, 11.910, no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte
» 19h – Missa e bênção dos ramos, no Santuário São Paulo da Cruz, na Rua Domingos Gatti, s/nº, no Barreiro de Baixo

Santa Luzia, na Grande BH 

» 18h – Bênção dos ramos na Capela de Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Histórico, seguindo-se procissão em direção ao Santuário de Santa Luzia. Ao final, leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Sabará, na Grande BH

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro
»(19h), haverá missa e Solene Ofício de Trevas (20h)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)